O papel da arte na vida - base: filme "o amor é contagioso" e texto (l. vigotiski, do livro psicologia da arte)

322 palavras 2 páginas
A arte vai muito além de simples divertimento. A arte tem um papel fundamental na vida do ser humano, é uma condição de vida, forma de expressar-se, deixar a sensibilidade falar, não só através de música, atuações ou pinturas, mas no cotidiano, com a família, amigos, nas tarefas diárias, no trabalho, na comunicação e nos relacionamentos em geral.
Pode-se entender que a condição da arte na vida faz com que através do que é dito, mais do que meras palavras transmitindo pensamentos e conhecimentos, transmita-se sentimentos, sentimentos esses que contagiam, que confortam, que curam, conseqüentemente, geram paz, união e bem-estar entre as pessoas.
Sim, a arte faz com que os sentimentos contagiem! Quando se fala em contágio, imediatamente, associa-se a doenças. Mas esquece-se que algo tão bom como o amor também é contagioso. O ser humano é constantemente observado, e então vale-se muito lembrar da famosa frase “Uma atitude vale mais do que mil palavras”. Várias pessoas sofrem de doenças físicas, mas muitos também são doentes na alma, por falta de amor, atenção, compreensão, por muitas vezes estarem rodeadas de pessoas e tecnologias, mas ao mesmo tempo, sozinhas.
O ser humano tem uma potência muito poderosa, a potência da alegria, da esperança e do prazer. Uma pessoa pode transformar-se através de um simples gesto de carinho e atenção do próximo. Se analisado o cotidiano, vidas familiar e profissional, nota-se como o amor e o prazer podem transmitir maior respeito, solidariedade, otimismo através das palavras e atitudes.
O papel da arte da vida é o de inspirar o tratar o próximo com respeito e amor. Todos possuem essa capacidade, basta buscar dentro de si. Uma coisa é certa: Tudo que é feito com amor e prazer, inspira. Às vezes, pode não ser o melhor, mas com certeza, é sempre o melhor de cada um e sempre torna a vida um pouco mais

Relacionados