O papael do coordenador pedagógico no espaço escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME DA FACULDADE

ANA CLÉIA

O PAPAEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR

Feira de Santana
2011

O PAPAEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR

**Ana Cléia

RESUMO

Diante das mudanças que ocorrem na sociedade atual, a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, atravessa muitos desafios. Assim, os profissionais, que nela trabalham, precisam estarconscientes de que os alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, promovendo o desenvolvimento das capacidades desses sujeitos enquanto cidadãos. Isto posto, torna-se necessária a presença de um coordenador pedagógico consciente de seu papel dentro do ambiente escolar e de sua importância para a integração da equipe docente, pais, alunos e direção. Diante disto, pretendemos com esteartigo, analisar o papel do Coordenador Pedagógico no ambiente escolar, visto que, a presença deste profissional em um espaço escolar dinâmico é fundamental para a superação de obstáculos, socialização de experiências e fortalecimento das relações interpessoais.

PALAVRAS-CHAVE:

Coordenação; Coordenador pedagógico; identidade;

INTRODUÇÃO

No contexto do ambiente escolar é notória a presençade um profissional que desempenha importantes funções no tocante ao aspecto pedagógico e articulador, a saber, o coordenador pedagógico. Observando sua atuação é possível identificar as funções formadora, articuladora e transformadora deste profissional no ambiente escolar.
Embora historicamente, a coordenação pedagógica tenha sido vista com um caráter profundamente controlador e, por isso,ainda se percebe certo receio quanto à atuação desse profissional nas escolas, este sujeito pode promover significativas mudanças no espaço escolar contribuindo de maneira significativa, tornando-o dinâmico e reflexivo. Isto implica na possibilidade de transformar o espaço escolar um lugar onde exista reflexão, investigação, valorização do professor, negociação e onde sejam adotadas decisões entretodos os atores da escola.
Nesta direção, a atuação do coordenador pedagógico é essencial dentro do ambiente escolar por isso, compete ao coordenador dispor de ações pedagógicas planejadas e métodos que contribuirão para o fortalecimento das relações dentro do âmbito escolar, além de objetivar resoluções de possíveis conflitos escolares e possibilitar tanto nos docentes como nos alunos, odesenvolvimento da competência para lidar com as diferenças.
Porquanto, em consonância com as afirmações de Freire (1982), o coordenador pedagógico é primeiramente, um educador e como tal deve estar atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola e sua ação reside na essência de uma educação transformadora. Ele deve levar os professores a ressignificarem suas práticas,resgatando a autonomia sobre o seu trabalho sem, no entanto, se distanciar do trabalho coletivo da escola.

Partindo destes pressupostos, a função deste profissional, abrangida no processo das ações técnicas, políticas e pedagógicas em um espaço escolar dinâmico, é fundamental para a superação de obstáculos, bem como facilitadora das relações do processo de ensino-aprendizagem, da socialização deexperiências e fortalecimento das relações interpessoais.

Assim, a coordenação pedagógica objetiva a melhoria da qualidade dos serviços educacionais ofertados pela escola. Contudo, atualmente o coordenador pedagógico é visto apenas como um dos atores que compõem o coletivo da escola. Diante disto, nos questionamos qual o papel do coordenador pedagógico no espaço escolar? Visando responder estaindagação, pretendemos, com este artigo, analisar o papel do Coordenador Pedagógico no ambiente escolar.

I- O COORDENADOR PEDAGÓGICO.

A concepção de coordenador pedagógico é concebida historicamente nas instituições escolares a partir da idéia de “supervisor. Este supervisor possuía o encargo, originada nos alicerces da ditadura militar, de “controle” no ambiente escolar. Em vista disto,...
tracking img