O "pai de botas" e a "santa mãe"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A adolescência é, basicamente, um momento de descobertas e transformações para o individuo, é o período intermediário da mudança da criança para adulto. Durante está fase ele começa a se descobrir, adescobrir seus limites e adquirir experiências.
O fato mais marcante durante a adolescência é a crise de identidade, como pontua Erikson (1996) “ é um processo continuo de busca que se inicia no“encontro” da mãe com o bebê, e só termina quando dissipa o poder de afirmação mutua do homem. Isso significa que cada idade tem sua própria “identidade” Ocorre que é na adolescência onde a crise de“identidade” acontece, e o seu comportamento nesta fase, irá depender da “maneira pela qual, na infância, integrou os diferentes elementos da identidade”, como explicam as autoras do texto.
Por este motivo,a família é parte essencial na construção desta identidade e nas dificuldades enfrentadas pelo individuo. Assim, é de extrema importância que os papeis dentro do grupo familiar, possam ser flexíveise que cada um desempenhe bem sua função.
A mãe é naturalmente reconhecida pelo bebê após seu nascimento. Mas o papel do pai, deve ser inserido na vida da criança gradativamente como pontuam asautoras “ o pai precisa se impor e ocupar o seu lugar no psiquismo do filho, rompendo o caráter simbiótico da relação mãe-filho”.
Em muitos casos, o papel de pai não é bem desempenhado por estes, pois elesmesmos não tiveram uma boa relação com seus pais, sendo desde cedo coagidos pelos adultos. Assim, entra a figura do “Pai de Botas”, que é aquela pessoa violenta ou indiferente com seus filhos.
Já amãe é tida com “santa” pois está sempre presente, protege e ama os filhos incondicionalmente, e além disso, em muitos casos, apanham caladas para que os filhos não sofram.
Neste contexto, osurgimento das expressões “Pai de Botas” e “Mãe Santa” ocorreram durante um trabalho desenvolvido pelas autoras com adolescentes transgressores. Eles chamaram de “Pai de Botas” em referencia a policia,...
tracking img