O ordenamento da pescaria de camarões de profundidade (decapoda: aristeidae) no sudeste e sul do brasil

695 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA REGIÃO SUL – CERES
Curso de Engenharia de Pesca
Alunas: Adriane Costa da Silva
Bianca Fioravança Lovera
Fernanda de Abreu Venancio
Kamila da Rosa Pereira
Liziane Souza Simplício

O ORDENAMENTO DA PESCARIA DE CAMARÕES DE PROFUNDIDADE (DECAPODA: ARISTEIDAE) NO SUDESTE E SUL DO BRASIL

Laguna/SC
2012

O ORDENAMENTO DA PESCARIA DE CAMARÕES-DE-PROFUNDIDADE (DECAPODA: ARISTEIDAE) NO SUDESTE E SUL DO BRASIL

DALLAGNOLO, R.*; PEREZ, J.A.A. & PEZZUTO, P.R.

Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar. Rua Uruguai, 458, C.P. 360, CEP 88.392-202, Itajaí . SC, Brasil.

A família Aristeidae, a qual compõe camarões que vivem a até 2000 metros de profundidade. Dentre estes, estão os que representam a economia da pesca no mundo todo, sendo que em média a 700 metros é que se encontram as maiores concentrações.
No Brasil, são 3 espécies de camarões as mais pescadas em aguas nacionais, onde a partir de 2002, as concetrações mais rentáveis foram encontradas no sudeste e sul do país. Toda essa pescaria é monitorada por órgão do Governo Federal e Programas de observações e rastreamentos. Neste trabalho é feito o controle ambiental, onde se mensura a pesca e seus danos a natureza. As pescarias são manejadas por um amplo e complexo conjunto de tarefas, baseados na Constituição Brasileira e diversas convenções internacionais, onde se destaca a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos do Mar. Levou-se em consideração também o Código de Pesca do Brasil. O objetivo principal do manejo era a sustentabilidade e o máximo aproveitamento da pesca, onde é avaliada a biomassa através de cálculos de aproveitamento e dados biológicos.
Diagnosticando a pescaria de camarões aristeídeos, esta foi iniciada em 2002 foi na região de sudeste-sul do Brasil, em profundidades variando de 500 a 1000 metros, foram oito embarcações, pescando uma montante de 600

Relacionados