A história da educação dos surdos e as abordagens educacionais que marcaram esse processo: O oralismo, a comunicação total e o bilingüismo.
Elaborar um quadro com as principais característicasdessas três abordagens e escreva uma conclusão apontando os benefícios que o bilingüismo poderá possibilitar para a vida do surdo e para o seu processo educacional.

Oralismo

1- Visava à integraçãoda criança surda na comunidade ouvinte, enfatizando a língua oral do país.
2- O objetivo era fazer a reabilitação da criança surda em direção à normalidade, negava-se a surdez e enfatizava aaquisição da fala.
3- Os alunos surdos eram ensinados a falar por meio de técnicas oralistas fundamentadas na visão clínico-terapêutica.
4- O trabalho pedagógico destinava-se mais ao ensino da fala do quedos conteúdos curriculares.
5- Não houve uma realização satisfatória nesta abordagem do oralismo.

Comunicação total

1- É uma filosofia de trabalho voltada no atendimento e à educação depessoas surdas.
2- O objetivo era entender o surdo como uma pessoa, e não como alguém portador de uma patologia médica, a surdez é vista como um fenômeno com significações sociais.
3- Os alunos surdospodiam utilizar os sinais no contato com outros surdos fluentes, bem como sua divulgação em contextos escolares e não escolares. O uso dos sinais ocorria na estrutura da língua portuguesa e não naestrutura da língua de sinais, um mecanismo “português sinalizado”. Ele não compreendia o uso dos sinais em uma estrutura gramatical que ele desconhece o que impedia a construção do sentido daquilo que éproduzido.
4- O trabalho pedagógico destinava-se a uma completa liberdade na prática de quaisquer estratégicas que permitia o resgate da comunicação, seja por meio da oralidade, dos sinais, dasoletração ou pela combinação desses modos.
5- Houve um favorecimento do contato do surdo com os sinais, antes proibido no oralismo.

Bilingüismo

1- Tem sido considerado como a abordagem que pode... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 09). O oralismo, a comunicação total e o bilingüismo.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Oralismo-a-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Total-e/65080.html

MLA

"O oralismo, a comunicação total e o bilingüismo." TrabalhosFeitos.com. 09 2011. 2011. 09 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Oralismo-a-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Total-e/65080.html>.

MLA 7

"O oralismo, a comunicação total e o bilingüismo.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2011. Web. 09 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Oralismo-a-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Total-e/65080.html>.

CHICAGO

"O oralismo, a comunicação total e o bilingüismo.." TrabalhosFeitos.com. 09, 2011. Acessado 09, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Oralismo-a-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Total-e/65080.html.