O olho humano, a luz e as imagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O olho humano é capaz de perceber toda luz e imagens que estão ao seu redor?

O olho HUMANO tem algumas funções similares ao funcionamento de uma máquina fotográfica (veja o diagrama à esquerda). Os componentes fundamentais do olho humano são: a córnea; a íris e a pupila; o cristalino (a lente); e a retina. Quando nós enxergamos um objeto qualquer, na verdade o que “enxergamos” é a luzrefletida por esse objeto. Quando uma determinada quantidade de luz proveniente de uma fonte (Sol ou uma lâmpada) incide sobre um objeto ocorrem alguns fenômenos físicos, chamados de interação do objeto com a energia eletromagnética (luz). Dessa energia incidente sobre um objeto, uma parte é absorvida pelo próprio objeto, uma outra parte é transmitida (atravessa o objeto), uma outra parte édispersada em diversas direções e, por fim, uma parcela dessa energia incidente sobre o objeto interage com ele e é refletida na direção de um observador (olho de uma pessoa, uma câmara fotográfica, etc.). Essas quantidades de energia que são: absorvida, transmitida, dispersada e refletida dependem tanto da natureza do próprio objeto (por exemplo, água limpa transmite mais energia que a folha de umaárvore, mas por outro lado essa folha reflete mais energia), como da natureza da própria luz incidente (por exemplo, se iluminarmos duas folhas de papel, uma vermelha outra verde, com uma luz de cor verde, a folha de papel verde refletirá a maior parte dessa luz e, portanto, terá a aparência de cor verde para o observador. Já a folha vermelha absorverá grande parte dessa luz verde e aparecerá para umobservador numa cor muito escura (quase negra)).

Existe uma lei da física chamada de princípio da conservação, que diz: na natureza nada se cria, nada se destrói. Tudo se transforma. Então, toda energia radiante qi (luz) que incide sobre um objeto é transformada para energia transmitida qt, energia absorvida qa, energia dispersada qd e energia refletida qr. O balanço de energia (fórmulamatemática) para essas considerações é dado pela seguinte equação:
qi = qt + qa + qd + qr

Existem aparelhos especialmente construídos para medir essas quantidades de energia, chamados espectrofotômetros ou espectroradiômetros (pesquise na Internet para saber mais sobre esses aparelhos).
Na figura abaixo é mostrada a estrutura do olho humano, você pode perceber como as imagens dos objetosobservados são formadas. Cada ponto do objeto reflete luz em todas as direções e parte dessa luz refletida atinge o olho sendo focalizado pelo cristalino (uma lente orgânica) sobre o fundo do olho numa região chamada retina. Desta forma, o conjunto de todos os pontos projetados sobre a retina formam uma imagem do objeto. Na retina, milhões de células sensíveis à luz são estimuladas pela imagem etransmitem sinais nervosos para o cérebro, através do nervo óptico .No cérebro esses sinais são interpretados como sensações de forma, brilho e cor em função de nossa experiência visual. No fundo do olho, a retina é recoberta por dois tipos de células: os cones e os bastonetes. Os cones estão divididos em grupos sensíveis ao azul, ao verde e ao vermelho; assim, quando a imagem de um objeto colorido éprojetada sobre a retina, as células correspondentes às cores da imagem são excitadas e enviam para o cérebro os sinais nervosos respectivos que são interpretados como sensações adicionais de cor. Os bastonetes não têm sensibilidade para cores, entretanto tem maior sensibilidade para detectar sinais luminosos fracos e são responsáveis pela visão noturna. Você certamente já ouviu falar que “ànoite todos os gatos são pardos; tente justificar isso!”.
RADIAÇÃO SOLAR
O Sol é a principal fonte de energia para todo o sistema solar e, devido à sua elevada temperatura, gera uma grande quantidade de energia que é irradiada para todo o espaço. Propagando-se pelo vácuo com uma velocidade próxima de 300.000km/s a energia radiante, também chamada radiação solar, atinge a Terra onde é em...
tracking img