O olhar materno: um enfoque no narcisismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA: O OLHAR MATERNO: UM ENFOQUE NO NARCISISMO


O narcisismo é o encantamento e a paixão que sentimos por nossa própria imagem ou por nós mesmos, porque não conseguimosdiferenciar um do outro. Como crítica à humanidade em geral - que se pode vislumbrar em Freud - narcisismo é a bela imagem que os homens possuem de si mesmos, como seres ilusoriamente racionais e com aqual estiveram encantados durante séculos.
Falar em narcisismo implica falar de qualidades. A princípio, não é o indivíduo quem estabelece as qualidades que deve possuir, mas outros, aqueles que ocercam no início de sua vida. Sendo assim, o narcisismo, em sua dimensão mais primitiva, está relacionado com o momento em que são instauradas no indivíduo, por meio do olhar de outros, tais qualidadesque o definem, tanto para os outros, como para si mesmo. De certa forma, as relações sociais constituem-se no meio pelo qual cada indivíduo busca reconhecer no outro sua própria individualidade. São,pois, relações de espelhamento em sua essência, narcísicas. Pode ser positivo, quando proporciona ao indivíduo o conhecimento de si em sua relação com o outro. No entanto, pode ser também negativo,porque o homem nem sempre se reconhece no outro. Nesse caso, o indivíduo é levado à alienação e, consequentemente, à perda da identidade.
A psicologia distingue duas formas de narcisismo: o primário eo secundário. No narcisismo primário, a criança nos primeiros meses de vida não se distingue do mundo exterior. Forma uma unidade tão completa com a mãe que não percebe que as necessidades, ascarências, estão dentro dela, enquanto a fonte de satisfação está fora, na mãe. Unida com a mãe, sente-se um ser completo e feliz. Aos poucos, começa a perceber que ela é uma pessoa e a mãe, outra. Tomaconsciência de sua dependência do mundo exterior para a satisfação de suas necessidades. Rompido o vínculo narcisista primário, a criança dará o primeiro passo para o desenvolvimento satisfatório de...
tracking img