O objeto da sociologia de durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Objeto da sociologia de Durkheim é o:

Fato social _ De acordo com o autor definido como: “as maneiras de agir, de pensar e de sentir, que tenham um caráter coletivo.”ou em outraspalavras, “Toda a crença, todo comportamento instituído pela coletividade”.

As características do fato social são:
Generalidade: revela a natureza de coletividade de grupo.Exterioridade:– independem da vontade ou da adesão
Coercitividade – a pressão social exercida sobre o indivíduo, para que ele participe do fato social. Esta pode ter o caráter de sanções legais(previstas por lei) ou espontânea (morais).

O fato social normal são aqueles que não extrapolam os limites dos acontecimentos mais gerais da sociedade. O aborto e o crime, por exemplo, sãoconsiderados como normais, porque sempre irão existir.

O fato social patológico quando avança esta taxa dita ‘normal’. Numa sociedade isolada das grandes civilizações são aceitas certasatitudes, comportamentos e costumes que são ‘normais’ aos habitantes desta, Para Durkheim, um fato social se torna patológico quando atinge grandes dimensões e ameaçam a sociedade. O crime (quepode ser definido como a transgressão da lei), por exemplo, é considerado um fato social normal já que é um fenômeno social observado em praticamente todas as sociedades. O crime só se tornaum fato social patológico quando assume proporções exageradas. Assim, estes fatos sociais patológico são aqueles que se encontram fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moralvigente.

Consciência coletiva:
É o conjunto de crenças, sentimentos e valores aceitos pela média dos membros de uma sociedade. Ou seja, é um sistema de representações coletivas. Formamoral vigente na sociedade. Esta aparece como um conjunto de regras fortes estabelecidas que atribuem valor (bom x mal, certo x errado, virtude x pecado) e delimitam os atos individuais.
tracking img