O objeto da da geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA TRADICIONAL

O estudo da superfície da terra é a definição de alguns autores para a Geografia. Sendo esta a concepção mais utilizada. A superfície terrestre é um espaço privilegiado da reflexão científica e não seria justo que pertencesse a apenas uma disciplina. Essa definição baseia-se no significado etimológico da palavra Geografia,que é descrição da Terra, Por isso, cabe ao estudo geográfico a função de descrever todos os fenômenos que se manifestam na superfície do planeta, sintetizando todas as demais ciências. Assim, a Geografia é colocada na tradição kantiana, ou seja, sintética, pois trabalha todas as demais ciências, descritiva por enumerar os fenômenos abarcados e que visa abranger o planeta em uma visão de conjunto.A definição da Geografia, como estudo da diferenciação de áreas, é outra proposta existente. Tal perspectiva traz uma visão comparativa para o universo da analise geográfica. Alguns autores definem a Geografia como o estudo das relações entre o homem e o meio, ou seja, entre a sociedade e a natureza. A Geografia seria, por excelência, uma disciplina de contato entre as ciências naturais e ashumanas, ou sociais. O homem é posto como um elemento passivo, cuja história é determinada pelas condições naturais, que o envolvem.
A Geografia Tradicional é vista como a geografia que tem seu objeto de estudo ainda indefinido, momento esse que a Geografia ainda não um grau de epistemologia seguro. Que só será alcançado na modernidade. Enquanto isso esta geografia se sustentar em conceitos naturais,e é uma ciência descritiva, de observação dos elementos naturais, calcada nos pressupostos de seus precursores Humboldt e Ritter.
Neste primeiro momento a Geografia tinha o seu objeto definido em três visões distintas, e todas as indagações sobre estes objetos e sua explicação viria principalmente da abordagem do campo natural, o que dará precedente ao desenvolvimento metodológico seguinte,dessa forma de pensamento geográfico, mais conhecida como positivismo Geográfico. Que vai ser trabalhado dentro da perspectiva tradicional da Geografia.
A partir desta concepção filosófica e metodológica que os geógrafos vão buscar suas orientações gerais. As máximas do positivismo vão ser o patamar sobre o qual se ergue o pensamento geográfico tradicional, dando-lhe unidade.
Uma outra manifestaçãoda filiação positivista é a idéia da existência de um único método de interpretação comum a todas as ciências, ou seja, a não-aceitaçao da diferença de qualidade entre o domínio das ciências humanas e o das ciências naturais. Esse método é originário dos estudos da natureza, as ciências mais desenvolvidas, pelas quais outras se deveriam orientar. Esta concepção, que incide na mais gravenaturalização dos fenômenos humanos.
Esta perspectiva positivista talvez seja a mais influente do pensamento geográfico tradicional. Desta maneira, a abordagem humana, representado nas relações sociais, fica fora do seu âmbito de estudos. Colocando o homem apenas como um elemento da paisagem.
O positivismo significava uma Geografia que deveria acumular conhecimentos empíricos e descritivos. Desta forma aGeografia passou a descrever lugares, fazendo levante de informações e a localizando fenômenos, descrevendo os traços naturais e sociais da superfície terrestre numa abordagem de forma individual dos lugares que pudesse instrumentalizar a expansão do capital monopolista do período
A definição que rotula a Geografia é bastante antiga, sua origem remonta á antiguidade clássica, especificamente aopensamento grego. Entretanto, o conteúdo referido era por demais variado. Ficando apenas ao nível do pensamento grego, ai já se delineiam algumas perspectivas distintas de Geografia: uma, com Tales e Anaximandro, privilegia a medição do espaço e a discussão da forma da Terra, englobando um conteúdo hoje definido como da Geodésia.
A sistematização do conhecimento geográfico só vai ocorrer no...
tracking img