O objetivo do projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Territorial de Educação Profissional da Região de Vitória da Conquista – CETEP
Disciplina: Pesquisa, Orientação Profissional e Iniciação Científica Data: ___/____/______.
Professora: Curso: _________________________________Turno: ________
Aluno (a):_________________________________________________________Turma: _____

O OBJETIVO DO PROJETO DE PESQUISA

Oprojeto de pesquisa, como o próprio nome indica, refere-se ao trabalho acadêmico que versa sobre um único tema, o que significa que o aluno deve centrar seu objetivo e pesquisar e escrever sobre um só objeto. Para isto é preciso delimitar o tema adequadamente.
Aqui, aproveitamos a oportunidade para inserir um conceito produzido na experiência com alunos em sala de aula. Para os alunos a realizaçãodeste trabalho é a oportunidade que o estudante tem de assimilar e expor o conhecimento apreendido no processo de ensino, tanto da disciplina em estudo, como de outras disciplinas que poderão contribuir para que a realidade seja compreendida.
Os trabalhos acadêmicos apresentados passaram a ter mais qualidade, em detrimento da quantidade, que era, na maioria das vezes, o resultado de simples cópiade autores.
Quanto a esse aspecto, cabe ressaltar que é comum entre os alunos uma preocupação com a quantidade de páginas que o trabalho deve ter. Ressaltamos que não é o volume de páginas que interessa, mas o que será avaliado é a assimilação do conhecimento demonstrado na explicação do tema proposto, se o estudante superou o senso comum, percebendo de fato a realidade, interpretando-a de umamaneira crítica e científica.
Nessa proposta, há uma relação dialética do sujeito com os conteúdos e não uma relação mecânica. O sujeito vai buscando os conhecimentos em todas as suas dimensões, de tal forma que os conteúdos não são um fato em si, pois se trata de um procedimento de reflexão e de construção do pensamento e do conhecimento e não a simples memorização de informações.
Trata-se de umaautoconstrução de conhecimento, na qual o sujeito é o agente dinâmico e vai escolhendo os conteúdos que mais servem para elaboração do tema. Com essa prática o estudante supera a memorização e passa a exercitar a reflexão sobre os conhecimentos adquiridos. [...] em nossa cultura consideramos espontaneamente que o observador
‘gira’ em torno do objeto, sendo este considerado como o que produz aobservação, ao passo que o sujeito observante aparece como essencialmente receptivo.
O trabalho acadêmico contribui para que o estudante deixe de ser um observador passivo, no qual observa simplesmente os conteúdos, como um ser essencialmente receptivo, incapaz de criar, para tornar-se o sujeito do seu caminho de conhecimento, com autonomia e segurança, capaz de dizer que rumo tomar no processo deaprendizagem.
O trabalho acadêmico torna-se assim, também, uma proposta de metodologia de ensino, tendo em vista que, na aula, o professor apresenta sua exposição sobre o assunto, ou o tema, e cabe ao estudante ir mais além buscando outros dados e novos argumentos para construir seu conhecimento sem depender do professor.
Este, na verdade, fará o papel de orientador mostrando àquele os caminhosdo saber. É também uma possibilidade para o aluno aprender a organizar o conhecimento, juntando, sistematizando, questionando e reconstruindo o saber fragmentado que lhe foi ensinado. A partir dessa atitude, o estudante estará iniciando sua experiência na metodologia da pesquisa e da reflexão, pois é na Escola que “[...] a exploração do patrimônio cultural e da realidade contextualizada torna-seuma exigência imprescindível ao processo pedagógico do ensino” (SEVERINO, 1996, p. 105). É também, uma possibilidade de elaboração de melhores trabalhos acadêmicos que “[...] por falta de orientação adequada não passam de colagens malfeitas de textos alheios”.
Com essa prática, a metodologia de ensino, sugerida pelo uso da Pesquisa possibilitará ao estudante a organização do seu conhecimento....
tracking img