O novo urbanismo e o planejamento urbano no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Laura Zabisky Floresta
Josimar dos Reis de Souza

Artigo Científico

O NOVO URBANISMO E O PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL

Uberlândia
2011
O NOVO URBANISMO E O PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL
Laura Zabisky Floresta
Graduanda do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia
Josimar dos Reis de Souza
Graduando doCurso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia

Resumo
No início do século XX as cidades eram geralmente organizadas de modo que as pessoas fossem capazes de se locomover tanto a pé quanto de carro a pé e de carro, mas com a intensificação do uso do automóvel, essa possibilidade foi restringida. O Novo Urbanismo é um movimento que defende a reestruturação da infraestrutura urbana dascidades e a criação e restauração de bairros que sejam capazes de conter vias especialmente desenvolvidas para os pedestres, que sejam compactas, vibrantes, e que incentivem um zoneamento diverso, uma forma inconvencional de desenvolvimento. Lugares que contenham casas residenciais, comércio, entretenimento, escolas, infraestruturas básicas as necessidades humanas, que sejam capazes de substituir aintensificação do transporte individual por redes de transportes sustentáveis e coletivas. A Carta do Novo Urbanismo, de 1996, é o documento de referência do Congresso do Novo Urbanismo, formado por profissionais cujo objetivo foi formalizar um enfoque para o urbanismo explorando as possibilidades do desenvolvimento das cidades norte-americanas. Esse novo modo de pensar é considerado o maisimportante movimento dentro do planejamento urbano neste século, e que através da análise crítica de suas proposições temos como objetivo demonstrar aonde residem às possibilidades viáveis de serem implementadas no Brasil, uma vez que, apesar de ser um movimento internacional, que propõe formas revolucionárias de se planejar não se mostra tão viável a expansão urbana acelerada e desordenada de algumascidades do cenário brasileiro.

Palavras-chave: Novo Urbanismo, Reestruturação Urbana, Planejamento Urbano no Brasil.

Introdução
O processo de urbanização ocorre quando há o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Durante da segunda metade do século XX, o Brasil tornou-se um país urbano, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades, sendo que apartir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado, fato que se deve, sobretudo, a intensificação do processo de industrialização brasileiro que aconteceu nos anos conseguintes a 1956, sendo esta a principal de uma série de consequências das políticas desenvolvimentistas do governo de Juscelino Kubitschek.

Contudo, antes mesmo do processo industrial seintensificar, a expansão urbana, já havia a presença de cidades que apesar de não possuírem a mesma proporção espacial que o espaço urbano passaria a ter, possuíam um contingente urbano significativo. Eram cidades as quais o planejamento urbano era quase inexistente, mas que continham em si a capacidade de adaptação às necessidades da população, proporcionavam a essas pessoas a escolha dos locaispara suas residências ou mesmo comércio, dentro do poder aquisitivo de cada um. O que hoje conhecemos por zoneamento ainda não era aplicado rigorosamente, existia a multiutilização de um mesmo espaço para diversas finalidades, por comerciantes, residentes, turistas e pessoas que exploravam o espaço urbano de forma intensa e perspicaz.
Assim como acontece hoje na China de forma intensiva, ocorreudurante e pós Juscelino, a substituição massiva do uso dos meios transportes tradicionais, havendo uma redução do espaço urbano destinado aos pedestres. Dá-se inicio ao processo que mais tarde possibilitaria que o automóvel dominasse o espaço urbano. É importante salientar também que os processos de industrialização e de urbanização estão sempre intimamente ligados ao desenvolvimento das...
tracking img