O novo perfil do gestor de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANA MARA DA SILVA


O NOVO PERFIL DO GESTOR EM RECURSOS HUMANOS






Trabalho apresentado para obtenção da primeira nota parcial da disciplina de Dinâmica do Relacionamento funcional. Do curso Gestão de Recursos Humanos na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Ministrada pela professora Carla Vieira.










Fortaleza-Ceará
2012


OBJETIVO

Apresentar as características do novo profissional de Recursos Humanos:
 Apontar competências, qualidades e características que o distingue dos demais profissionais da área;
 Avaliar modelos inovadores de planejamento de recursos humanos;
 Identificar a nova realidade do mercado de trabalho e o que ele exige do profissional da área.REFERENCIAL TEÓRICO
A nova realidade de mercado exige um profissional no mundo corporativo e empresarial pronto para observar, analisar, conceituar, sintetizar e aplicar os conceitos mais amplos ou mais específicos, com habilidade para assumir as mais variadas funções, seja como executivo, consultor, assessor e especialista em gestão de RH inerentes à tomada dedecisão nas mais diversas empresas e ramos do mercado.
O gestor de RH tem como foco o desenvolvimento do raciocínio estratégico, da capacidade de planejar e executar ações integradas em ambientes altamente competitivos, identificar necessidades das pessoas e aproveitar o potencial em benefício da organização.
Nessa direção, os profissionais qualificados para atuarem nas organizações em áreas queexigem conhecimentos em práticas de Recursos Humanos, com conhecimentos específicos para tal. O profissional deverá apresentar as seguintes habilidades e competências:
• Caracterizar políticas de recursos humanos, seus objetivos e abrangência, identificando os elementos que a compõem;
• Correlacionar a política e as ações de recursos humanos, tais como: processos de recrutamento, de seleção,de integração, de desenvolvimento, de capacitação, de avaliação, e planos de cargos, de encarreiramento e de salários;
• Caracterizar objetivos, dados e informações do planejamento de recursos humanos;
• Avaliar modelos inovadores de planejamento de recursos humanos.
• Organizar os procedimentos definidos pela política de recursos humanos;
• Levantar dados para apoiar o processo deplanejamento de recursos humanos;
• Aplicar procedimentos capazes de viabilizar os objetivos de planejamento de recursos humanos;
• Organizar serviços específicos a serem executados para o planejamento de recursos humanos;
• Elaborar rotinas definindo os métodos particulares de execução e controle do planejamento de recursos humanos;
• Selecionar indicadores de desempenho do planejamento derecursos humano.
Hoje, podemos observar o gestor de RH como uma pessoa que desempenha uma função muito mais alinhada e focalizada no negócio; que delega suas tarefas operacionais às ferramentas tecnológicas claramente direcionadas para esse fim, utilizando os recursos da Tecnologia da Informação; que contribuem para a gestão e facilitam a produtividade das operações, reduzindo o tempo e os custos dodepartamento de RH. Este novo rol que abordamos supõe mudanças pontuais em relação a: descentralização das principais tarefas e informações dos recursos humanos; a automatização dos processos operacionais - evitando a gestão artesanal da informação; a priorização da eficiência e à redução dos custos aoproporcionar informações instantâneas para a tomada de decisão.
Este novo perfil do gestor de RH possui o apoio imprescindível da tecnologia e está integrado ao universo da gestão contemporânea. A tecnologia de suporte do novo ambiente da economia colaborativa foca no suporte à gestão e no desenvolvimento do capital humano e intelectual, com aplicações que maximizem o potencial do conhecimento...
tracking img