O novo modelo de gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O NOVO MODELO DE GESTAO DE PESSOAS

1. Introdução
Atualmente, temos a possibilidade de acompanhar indicadores de qualidade sobre o ambiente de trabalho das empresas, e a partir dos resultados desse tipo de pesquisa, podemos entender que há uma grande relação entre os esforços corporativos para a criação de um ambiente de trabalho agradável e o sucesso financeiro. Não se pensa apenas no espaçofísico do escritório, mas principalmente na motivação, no engajamento e no bem-estar mental dos colaboradores. Planejar a área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas tornou-se fundamental para a organização, pois em uma economia globalizada onde o mercado exige qualidade em produtos e serviços, onde os processos de mudanças são constantes e rápidos, as organizações têm que evoluir neste assunto.Por este motivo não há mais espaço para organizações que seguem modelos de gestão de pessoas antiquadas, que crêem que as verbas destinadas para os processos relacionadas a pessoas são custos e não um investimento que trará resultados positivos.
Este artigo tem o objetivo de demonstrar que partindo deste princípio a área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas deve buscar modelos que integre oser humano as novas percepções da organização e os seus processos de reestruturação. A idéia agora é fazer com que as pessoas trabalhem com muito foco, por um período de tempo menor, gerando mais resultados, através de consultoria interna e trabalhando no resultado de pesquisas de clima organizacional, que identificam a cultura da empresa e como agir diante de tantas mudanças. Não há anecessidade de grandes investimentos, mas sim, de uma preocupação verdadeira sobre como os funcionários podem deixar a mostra o melhor de suas competências. Isso quer dizer que todas as empresas, independentemente do seu porte, podem estabelecer políticas de gestão de pessoas que possam conciliar o bem-estar físico, financeiro e mental.
E neste processo podemos perceber o destaque nas pessoas como fatordeterminante do sucesso da organização, uma vez que a competitividade faz com que as empresas procurem profissionais capacitados não somente para a execução das tarefas a qual são determinadas, mas também como um fator de novas idéias e comprometimento com as causas da empresa, agregando valor à organização. Portanto é possível enxergar a gestão de pessoas como o ponto diferencial das organizaçõesde sucesso, a questão não de somente buscar bons profissionais, mas é de suma importância mantê-los comprometidos, motivados, felizes e saudáveis. Sendo assim, a gestão de pessoas tornou-se um parceiro estratégico.
Para a realização deste trabalho foram pesquisados alguns artigos procedentes de varias fontes de informações, como: Artigos Portal Educação, Revista CanalRh, Revista Você RH,Administradores. Outras entrevistas foram analisadas aleatoriamente para compor o raciocínio deste trabalho.

2. Pesquisa Bibliográfica

A área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e subsistemas que se preocupa com o gerenciamento estratégico das pessoas e leva a eficácia dos colaboradores em busca dos objetivos pessoais e empresariais. As atribuições estratégicas daárea dependem da política, da visão e das diretrizes da empresa, mas os objetivos são sempre os mesmos: ocupar-se com os interesses da empresa, reduzindo os custos e aumentando a produtividade, trazendo resultados competitivos, e com interesses dos colaboradores, proporcionando motivação, crescimento e desenvolvimento.

2.1 Reduzir custos no RH e na folha de pagamento (Mário Roberto Faccioni Jr.)O RH tem por desafio assumir uma posição estratégica e precisa de um sistema de gestão de pessoas que atenda as necessidades tanto da administração de pessoal como das outras áreas que administram as pessoas das organizações. Os benefícios dos sistemas de gestão de pessoas incluem redução de custos administrativos, evitam retrabalhos, apontam melhoria na eficiência e produtividade, geram...