O novo marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em um mundo cada vez mais rico e informado, as preocupações sociais e ambientais das pessoas estão cada vez mais relacionadas ao desejo de adquirir bens e serviços. A primeira onda, o Marketing 1.0,foi centrado no desenvolvimento de produtos funcionais e na sua massificação. Em seguida, veio à versão 2.0, com ênfase em conhecer e satisfazer o consumidor por meio da segmentação de mercados. Noestágio 3.0, é preciso reconhecer que "o consumidor é mais do que um simples comprador", escreve Kotler. Ele também tem preocupações coletivas, ambientais e aspira a uma sociedade melhor. A empresa queé sensível a essas inquietações tem clientes leais e marcas mais valiosas. Para funcionar, esses programas têm de derivar dos valores autênticos cultivados pela empresa. Quem quiser apenas montar umafachada politicamente correta será desmascarado, pois, a começar pelos funcionários, "os mais íntimos consumidores das práticas de uma empresa", hoje, o boca a boca eletrônico tratará de espalhar averdade.
Há dois tipos de empresas: as que mudam e as que desaparecem. O panorama econômico atual é moldado por duas forças poderosas: tecnologia e globalização. Hoje, o cenário tecnológico estápontilhado de novos produtos. Uma força tecnológica revolucionária é a digitalização, que codifica a informação em “bits”, isto é, séries de zeros e uns. Os bits são processados por computador,decodificados em música e vídeos e transmitidos por linhas telefônicas em altíssima velocidade.
A tecnologia move a segunda força principal: a globalização. Além da tecnologia e da globalização, outras forçasestão remodelando a economia. A desregulamentação ocorre em diversas economias. De repente, empresas protegidas, muitas delas monopólios, enfrentam novos concorrentes.
Outra força poderosa é aprivatização, que fez com que empresas antes estatal passassem ao controle e à administração da iniciativa privada, na esperança de se obter melhor gestão e mais e eficiência. À medida que o ritmo da...
tracking img