O nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Doutrinas e condutas filosóficas da sociedade medieval



A filosofia medieval passa por vários períodos históricos: helenismo, renascimento e o pensamento moderno. Porém a maior produçãofilosófica da sociedade medieval refere-se ao período do surgimento da escolática.
Mas para falar do período escolástico é necessário reportar-se ao período helenístico em que houve ocrescimento da ciência e do conhecimento que permitiu a ligação e envolvimento entre a cultura judaica e a filosofia grega. Surgindo assim a escolástica que se caracterizava em uma escola filosófica quevigorava do princípio do século IX até o final do século XVI.
A escola escolástica abordava questões sobre a fé herdada da mentalidade platônica e a razão aristotélica. Essa escola filosófica sofreu ainfluencia dos filósofos da antiguidade e dos padres da igreja católica. Onde se pode destacar: Santo Agostinho e São Tomaz de Aquino.
As doutrinas e condutas filosóficas da sociedade medievalreferem-se ao período escolástico em que às concepções filosófica cristã e condutas eram enfatizadas e desenvolvidas por padres da igreja católica que viveram nessa época. As quais influenciaram orenascimento e o período moderno.
Santo Agostinho era um bispo da religião católica que refletia muito sobre as mudanças que passava na sua época. Ele influenciou a elaboração e consolidação dafilosofia cristã na Idade Média. Contribuiu no desenvolvimento da filosofia formulando as relações entre teologia e filosofia, teorizando a questão da subjetividade e da interioridade. A sua filosofiatinha como base o neoplatonismo, os ensinamentos de São Paulo e o evangelho de João. Para Santo Agostinho a teologia era a verdadeira e legitima ciência que preparava a alma para salvação e percepçãoda visão de Deus. As suas teorias contribuíram para que a igreja percebesse que seria mais importante converter os bárbaros do que combatê-los. Lembrando que não podiam derrota-los pelo uso de...
tracking img