O nome da rosa (resenha)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Nome da Rosa
O filme o nome da rosa é um longa-metragem baseado no romance de mesmo nome, escrito pelo italiano Umberto Eco em 1980, o Filme lançado no ano de 1986 foi dirigido pelo cineastafrancês Jean-Jacques Annaud. A trama acontece aproximadamente no ano de 1327 e se passa ao redor de um mosteiro beneditino no norte da Itália, tem como principais personagens o monge franciscano Williamde Baskerville (Sean Connery) e o jovem noviço aprendiz Adso Von Melk (Christian Slater), a princípio o filme é narrado por Adso, e sugere que toda a trama é fruto de sua experiência vivida (emforma de testemunho) juntamente com seu mestre o monge William de Baskerville .
Baskerville é convocado a participar de um conclave referente à doação de bens pertencentes à igreja, mas ao chegar aomosteiro descobre um fato misterioso e intrigante; a morte de um dos monges, morte esta atribuída pelos demais monges a acontecimentos sobrenaturais (obra do demônio) e princípios de acontecimentosapocalípticos. Baskerville passa a investigar a morte do monge Adelmo, e durante suas investigações outras mortes começam a acontecer, todas ligadas entre si, tendo como características em comum a presençade manchas escuras nas pontas de seus dedos e em suas línguas, outra situação que chama a atenção é saber que todos os monges mortos tiveram acesso a um determinado livro que se encontra na grandebiblioteca do mosteiro.
Durante as investigações Baskerville e seu aprendiz Adso, resolvem explorar a biblioteca e descobrem que a mesma é um grande labirinto que esconde um grande acervo de livrosdos mais diversos gêneros , livros raros que guardam um grande conhecimento filosófico e cultural, que a igreja católica prefere deixar guardados, longe do alcance público, sendo privilégio apenas dealguns dos monges que habitam as muralhas do mosteiro.
No desenrolar da trama pode-se notar a existência de vários assuntos peculiares, como o poder exercido pela igreja impondo dogmas e explorando a...