O noivado do sepulcro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Roraima

Centro de Comunicação Social, Letras e Artes Visuais

Disciplina: Literatura Portuguesa II – LT122

Docente: Elizangela Pedroso Alves

Discentes: Doralice Campos Silva e Marcelo



Soares de Passo

Roteiro

Análise dos Poemas: O Firmamento e o Noivado do Sepulcro

Contexto Histórico:

Principais Obras e Autores:

Biografia de Soares de Passo:

Época e influenciaLiterária:

Principais Obras do Autor: (S. Passos)

Tema das obras em análise:

Estrutura e Forma:

Eu lírico ou poético:

Linguagem:

Referencias Bibliográficas:

MOISÉS, Massaud. A Literatura portuguesa através dos textos. Cultrix. São Paulo, 1974.

ALFARRABIO, Uminho de. Disponível em: www.vertical/passos.htm.

CASSIA E CLAUDIA. Disponível no: Blogspot.com. br/ 2010.

D’ONOFRIO, Salvatore.Literatura Ocidental Autores e Obras Fundamentais. Ática. São Paulo, 1990.

CAMPEDELLI, Yousseff Samira e SOUZA, Barbosa Jesus. Literatura Produção de Textos & Gramática. Saraiva. São Paulo, 2000.









CONTEXTO HISTÓRICO



O Romantismo Para D’onófrio Salvatore (1990), é visto como um movimento de negação a estética clássica, ou seja, os românticos tinham anseio de viver em um tempo menosrígido quanto a padrões, pois praticavam o culto às razões do coração e a rebeldia individual.

O Romantismo como movimento literário manifesta-se primeiro nos países europeus mais desenvolvidos como a Alemanha e a Inglaterra no final do século XVIII. Campedelli e Souza (2000), afirmam que uma obra publicada em 1774 – o romance Werther, do escritor alemão Goethe – pode ser considerada o marcoinicial da escola romântica na Europa. Com esse livro lançam-se os alicerces da literatura sentimental que caracteriza o século XIX. Na Inglaterra os dois maiores representantes do Romantismo foram Walter Scott, autor de Ivanhoé, que instala as bases do romance histórico medievalista e Lord Biron, o poeta ultra-romântico cuja influencia sobre a juventude, o byronismo, popularizou-se como o“mal-do-século.” Porem foi à França quem fez o grande alarde sobre o Romantismo, por causa da atmosfera legada pela Revolução Francesa (1789), que promoveu a liberdade do indivíduo, rejeitou o absolutismo e levou ao poder a burguesia que passou a ditar novos valores. Assim a nobreza perdeu o poder político e econômico.

A euforia provocada pela Revolução associada à possibilidade de ascensão econômicae individual é o suporte e inspiração de uma literatura que retrata emoções individuais Campedelli e Souza (2000). A poesia byroniana exprimiu o pessimismo romântico, que se volta contra Deus e a criação. É uma poesia agressiva, contra a sociedade. A figura de Byron confundiu-se com a de seus heróis: melancólico sombrio, misterioso, angustiado, amaldiçoado. A aura lendária em torno de suapersonalidade foi bastante cultivada. O poeta teve seus gestos imitados, assim como seus poemas.



Principais Autores Representantes do Romantismo Português:




Em Portugal o Romantismo iniciou-se 1825 e durou aproximadamente 40 anos divido em três fases distintas. A primeira fase acontece entre 1825 e 1840 é liderada por Alexandre Herculano, Antonio Feliciano e estréia com a publicação do poemaCamões de Almeida Garrett, a segunda fase é ultra-romântica, isto é, o Romantismo levado ao exagero e se estende de 1840 a 1860. Pertencem a ela Camilo Castelo Branco e Soares de Passos. A terceira fase é considerada de transição para o Realismo e é bem representada pelos escritores João de Deus e Júlio Dinis. Como em outros países europeus, o Romantismo português atrelou-se ao liberalismo e aideologia burguesa demonstrou consideração pelo novo público leitor. A poesia, o romance, o teatro, a historiografia e o jornalismo desenvolveram-se de forma já mais vista em Portugal nestes três grandes momentos românticos.



Biografia de Soares de Passos



Os poemas: O Firmamento e O Noivado do Sepulcro são principais obras de Antonio Augusto Soares de Passos poeta português que...
tracking img