O neo-realismo italiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DIVERSAS CARACTERÍSTICAS EXPRESSAS NOS FILMES NEO-REALISTAS


Juliana Ribeiro da Silva [1]
Larissa Alves de Freitas
Poliana Mota Alves Faria


RESUMO
Com base na análise feita a partir das imagens a respeito do filme, “Ladri di biciclette” [2] de 1948 (Ladrões de bicicleta) do diretor Vittorio De Sica, juntamente com a leitura de algumas obras acerca do mesmoassunto, iremos abordar neste artigo as condições emocionais e estruturais da Itália, após a Segunda Guerra Mundial, enfatizando o papel dos filmes neo-realistas para a reconstrução da sociedade que agora se encontrava destruída, veremos, no entanto, a relação de carinho e respeito de Antonio Ricc (Lamberto Maggiorani) e seu filho Bruno (Enzo Staiola); neste contexto, daremos atenção especial a um dosprincipais recursos cinematográficos, a música, e sua significativa importância para o cinema do neo-realismo.

PALAVRAS-CHAVE: Historia e Cinema. Neo-realismo. Sensibilidade. Cinematográfica.

INTRODUÇÃO
Neste artigo iremos abordar as características e a influência do neo-realismo sobre o cinema e sobre a sociedade em geral, ressaltando os diversos aspectos decorrentes da vida dos povositalianos, dando ênfase para as relações emocionais existentes no meio familiar, e destacando dessa forma as necessidades de reestabilização daquele país. Neste contexto o cinema se transforma em uma arma fundamental para a luta contra as formas tradicionais de expressão. Surge neste período diversos filmes que retratam essa nova realidade, entre eles “Ladrões de bicicleta” (1948) filme que iremosanalisar neste artigo. Não há duvida, porém, que os efeitos causados pela Segunda Guerra Mundial acabaram por abalar as bases estruturais daquela sociedade.

Embora surgisse a cada novo dia um crescimento no que diz respeito à falta de oportunidade, todos tentavam superar a situação para que pudessem um dia se reestabelecer novamente. O neo-realismo buscava a reflexão da sociedade emrelação às necessidades do homem, se propondo, portanto, a expor a realidade destes povos, na tentativa de reerguer o que se encontrava totalmente fragmentado.

Desemprego, desestabilidade, fome, miséria, era nesse panorama que se encontrava a Itália depois da Segunda Guerra Mundial. A falta de oportunidade era grande e Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani) estava incluído na lista daqueles queestavam em busca de um emprego. Ele possuía uma família e almejava oferecer melhores condições de vida para a mesma. Ricc consegue um emprego de colar cartazes nas ruas, para realizar tal tarefa ele teve que adquirir uma bicicleta, a mesma foi roubada em seu primeiro dia de trabalho. A busca era incessante, a angústia era inevitável e o desejo de recuperar a bicicleta para garantir o sustento desua família era ainda maior. Percorrendo todos os dias as ruas de Roma, com a ajuda de seu filho Bruno (Enzo Staiola), de alguns amigos e de certa forma da polícia, as tentativas de resgatar a bicicleta foram em vão. Ricc tenta roubar uma bicicleta e acaba sendo perseguido e humilhado diante dos olhos cheios de lágrimas de seu filho Bruno, o mesmo se agarrou em seu pai e dessa forma, o dono dabicicleta permitiu que o soltassem, e Ricc juntamente com seu filho Bruno retornam para casa.


1. O NEO-REALISMO ITALIANO
O neo realismo surge na Itália por volta do século XX como uma forma de contraposição dos meios de produção do cinema da época, época esta que a sociedade italiana estava vivendo um verdadeiro caos, pois a Segunda Guerra Mundial havia acabado e deixava órfão toda umapopulação que agora se via desamparada e sem esperança. As produções neo-realistas buscavam conscientizar a grande massa, ou seja, os menos favorecidos a lutar por seus direitos e a reagirem diante da realidade trágica que estavam vivendo.
A variedade de influências e estilos marcaram o cinema no século XX, o mesmo ia se renovando e tomando novos rumos em várias partes do mundo. Os traumas...
tracking img