O negro na escola e a hipocrisia da instituição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O negro na escola e a hipocrisia da instituição
Por: Beatriz Macedo



Introdução.

O racismo, um tema tão abrangente, tão enorme que necessita de muita atenção, mas ao mesmo tempo jogado ao descaso das autoridades, a hipocrisia da sociedade e até mesmo a conivência dos que sofrem. Não houve dificuldade para a escolha do tema desse artigo, esseassunto há muito tempo sonda a vida de muitas pessoas, porém muito pouco explorado pela maioria dos pesquisadores ou mesmo por qualquer pessoa. Polêmico, esse tema muitas vezes assusta as pessoas, causa desconforto, gera discussões... logo, é preferível pela maioria falar o necessário ou não falar nada, apenas não esboçar opinião alguma.

Dentre os tantos subitens que esse assunto pode gerar,mediante a tamanho leque de opções de escolha, há um deles que por sua delicadeza, causa arrepio ao ser citado: O racismo dentro do ambiente escolar.

Ninguém quer admitir que dentro das áreas limítrofes de um lugar que deveria-se ensinar além de técnicas em matérias especificas, esinar a cidadania, haja o preconceito entre seus semelhantes e pior, entre crianças. Mas acontece, mesmo queimplicitamente, o que dificulta muito mais o combate do mesmo. Há pontos e pontos de vista sobre tal assunto. Qual o correto? Até que ponto o racismo se torna um tipo de perseguição que só ocorre na cabeça da pessoa lesada?

Não sabemos essas respostas, talvez seja até prepotência dizer que alguém obtém essas respostas, mas sempre é possível discutir, não se pode deixar esse assunto sair de pauta.
E éisso que será feito nas laudas a seguir, uma reflexão e discussão de tal assunto.
O lugar imposto ao negro na escola.

quando obtemos a palavra “imposto” dá-se uma idéia de obrigação. Sim, mesmo que inconscientemente se impõe um lugar ao negro dentro das escolas, implicitamente ele tem seu lugar definido pelos brancos.

De acordo com dados conseguidos por alguns meios de pesquisas como o PNAD– PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIO – é visto dados consideráveis, como os de trajetória difícil de negros, onde cerca de 40% da população negra e parda são simplesmente analfabetos, em outras palavras possuem menos de 4 anos de estudo.

Sem contar com a grande evasão das escolas que expressivamente é maior que a de crianças brancas. Há algum dado que mostre a exclusão dos negros? Não,de fato não há, é dito que essa é uma opinião dos mesmos que vai contra a verdade, porem, essa exclusão pode ser dita de forma simbólica já que realmente eles não são excluídos e nem impedidos de ingressar às escolas. Como por exemplo a rejeição em que o negro é posto, e uma representação de fracasso dito por crianças brancas.

Um exemplo clássico da iminência dessa imposição de imagem nãoexemplar do negro, é por exemplo a observação do cotidiano escolar, que apresenta imagens, desenhos, símbolos, apenas com crianças brancas, o que leva a negra a achar que não merece estar entre as comemorações como pro exemplo a de dia das mães, por não reconhecer sua imagem ali.

Exemplo como este, ao passar do tempo, forma uma imagem distorcida, aonde se julgam incapazes e inferiores aos outros eao menor motivo, abandonam a escola.

Há uma dificuldade na auto-aceitação das crianças negras, afinal se os que estão ao seu redor, lhe julgam como inferior, como indigno de respeito, você começa a se questionar, se de fato o merece mesmo. Uma criança ainda não tem sua identidade formada e seu caráter individual será resultado do que vê, do que ouve, de como é tratado.

Se uma criança vive emum ambiente aonde não é aceita, aonde escuta chingamentos, aonde não há respeito para consigo, essa criança cresce com uma auto-estima baixa e passível de muita coisa.

Para Vigotsky “O psiquismo humano existe por uma apropriação dos modos e códigos sociais”. Trazendo esse pensamento para os dias de hoje, é correto afirmar que a criança vai absorvendo todos os absurdos que escuta sobre a sua...
tracking img