O nascimento da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Técnica Estadual Magalhães Barata
Aluna: Anna Paulla Maciel Amaral
Turma: Eletrotécnica-Integrado (2011)

TRABALHO DE FILOSOFIA

Belém PA
Fevereiro 2013

O Nascimento da filosofia
Questões:
1) Identifique no trecho selecionado as três razões destacadas por Nietzscshe segundo as quais podemos levar a serio a reflexão de Tales de Mileto sobre a água como princípio de tudo.
R:As três razões são: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: ‘Tudo em um’.

2) Em que sentido a reflexão de Tales é filosófica e, portanto, se distingue do mito e da ciência?
R: SegundoNietzsche Tales de Mileto foi o primeiro a afirmar a Unidade das coisas.
"A Filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário determo-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem efabulação; e, enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida (estado latente, prestes a se transformar), está contido o pensamento: “Tudo é Um”. A razão citada em primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e o mostra como investigador da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna oprimeiro filósofo grego". (Friedrich Nietzsche, em A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos).
Atividades:
1) A passagem da mentalidade mítica para o pensamento filosófico é justificada por alguns teóricos com a tese do “Milagre Grego”, a posição descartada por outros. Em que consiste essa tese e que explicações lhe podem ser contrapostas?
R: Milagre Grego: atesta que a Filosofia surgiu na Gréciarepentinamente, rompendo imediatamente com o mito.
Outras teses para explicar a origem da Filosofia:
Orientalismo: afirma que a Filosofia surgiu no oriente e foi apenas adaptada pelos gregos.
Fatores Históricos: acredita que Filosofia tenha surgido na Grécia gradativamente e que, paulatinamente, foi substituindo a mitologia.

2) Qual é a importância da ágora para o desenvolvimento dademocracia na Grécia antiga?

R: A importância da ágora era que nesse lugar os cidadãos se reuniam para discutir a vida da cidade e tomar decisões importantes como as políticas, davam direito de cidadania às pessoas, tornando a cidade democrática.

3) O que significa dizer que a democracia grega era uma democracia direta? Sob esse aspecto, em que se distingue das atuais democracias?
R: O governode Atenas era exercido pelos cidadãos, que ocupavam os cargos públicos, participando diretamente de todas as decisões e votações, sem representantes. Por essa razão, designamos a democracia ateniense direta. Se distingue pelo fato de que as decisões na atual sociedade, não se tomam de modo como antigamente, onde o “povo” se reunia e discutia sobre o assunto.

4) Identifique as característicascomuns à reflexão dos filósofos pré-socráticos.
R: As características comuns à reflexão dos filósofos pré-socráticos é que os diferentes filósofos escolheram diferentes physis, isto é, cada um deles, encontrou motivos e razões para dizer qual era o princípio eterno e imutável que está na origem da natureza e de suas transformações. Cada um tinha sua teoria, o seu modo de pensar.

Aplicando osconceitos

5) “Em todas as literaturas, a prosa é posterior ao verso, como a reflexão o é à imaginação. A literatura grega não faz exceção à regra, antes a acentua, pois o desnível cronológico entre ambas deve importar uns três séculos”.
a) A que obras em verso se refere o texto? E a que obras em prosa?

b) Quando prevalecem o verso e a prosa na cultura grega?
R: Nas literaturas....
tracking img