O Nascimento da Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

GEOGRAFIA DAS CIVILIZAÇÕES DO MUNDO BÍBLICO
Profº Me. Ivan Pereira Guedes1

A CONQUISTA DO TERRITÓRIO
Após a saída do Egito e a peregrinação por quarenta anos no deserto, bem como a morte do grande líder Moisés, uma nova geração de israelitas, agora liderados por Josué, estão prontos para tomarem posse da terra que lhes havia sido prometida por Deus.
A chamada conquista da terra deCanaã2 não foi rapida e nem foi fácil. As nações que estavam localizadas na zona fronteiriça com o deserto do Sinai ofereceram grande resistência. Os movimentos ao norte por ambos os lados do Mar Morto tiveram que superar resistencias e embates, a estratégia deles foi ocupar o Vale do Jordão3. Durante o período do Juízes eles sofreram bastante com as investidas do cananeos e seus carros de guerra,com a resistência dos moabitas e a belicosidade dos filisteus. Somente nos reinados de Davi e Salomão os israelitas conseguiram ocupar de fato a quase totalidade do território palestino.
A estratégia israelitas visava evitar a chamada “via do Rei”, que se constituia na principal rota na Transjordania, bem como evitar também os reinos de Edom e Moabe; foram ocupando paulatinamente a região daTransjordania até cruzarem o rio Jordão para conquistarem a região da Cisjordania.

A conquista da cidade de Jericó: A posição que ocupa o oasis de Jericó demonstra que se tratava de uma cidade estratégica para a ocupação da Transjordania em direção as montanhas de Canaã.
A Jericó veterotestamentaria se localiza na atual Tell es-Sultan, entretanto, a grande erosão naquele local não permite aextração de muitas informações arqueológicas sobre suas origens. Tratava-se de uma cidade de porte médio, guardada por muralhas que se remonta a idade do Médio Bronze. Segundo o relato bíblico somente com ajuda de Yahvé foi possível aos israelitas invadirem e conquistarem esta cidade.
Uma vez ocupada o sul da Cisjordania, a narrativa do livro de Josué (capto 11) informa que os reis do norte de Canaã,preocupados com o avanço israelita, se unem para um ataque, mas Josué se mobiliza rapidamente, promove um ataque surpresa junto as margens de Merom, e alcança uma significativa vitória sobre estes reis, tendo como grande conquista a cidade de Hasor4.
Ao final do século XIII a.C. os israelitas estavam ocupando as colinas às margens do rio Jordão. Mas como podemos perceber na leitura dos livrosHistóricos da bíblia esta conquista arrastou-se por um longo e sofrido período, e no capítulo 13 de Josué relaciona-se diversas regiões que ainda estavam pendentes. A arqueologia indica que cidades como Megido e Basã resistiram durante gerações, provavelmente pelo aporte egipcios a estas cidades.

A Divisão da Terra em relação às Doze Tribos israelitas
Ainda nos dias de Josué (capto 13)acontece uma distribuição das tribos pelo território conquistado. Aqui se colocam os limites geograficos e juridicas da futura nação israelita. Encontra-se muitas dificuldades para identificar com exatidão os marcos de possessão de cada tribo. Inclue-se também muitos territórios que ainda estavam por serem conquistados e alguns somente o foram nos dias de Davi e Salomão. É provavel que estas divisõesforam sendo modificadas e atualizadas por escribas posteriores para refletirem as divisões administrativas que foram ocorrendo ao longo da história da nação. Destaca-se desde então a tribo de Judá,5 as demais recebem menos atenção e algumas são meras referências, como Issacar, Gade e Naftalí.

O Período dos Juízes6
Posteriormente à morte do líder “nacional” Josué, a tenua unidade israelita éfragmentada. A narrativa de Juízes demonstra que cada tribo intenta afirmar-se por si mesma obtendo maior ou menor éxito e sofrendo continua influencia das religiões cananéias que nunca foram totalmente erradicadas da região. Nenhum dos Juízes (lideres regionais e/ou tribais) conseguiu unificar as doze tribos, o que vai ocorrer somente e por curto período com a implantação do governo monárquico, e...
tracking img