O nascimento da ciência: primitiva e antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Nascimento da Ciência: Primitiva e Antiga

Em primeiro lugar é necessário saber que tudo que se refere a Ciência encontraremos numa disciplina chamada epistemologia que buscacompreender como as noções, atitudes e conhecimento de uma época que foram ultrapassados sobre os quais construímos a história da nossa existência que ainda justificam a atribuição do adjetivo cientifico aoconhecimento atual, ou seja, ciência primitiva como ciência antiga é todo conhecimento anterior ao reconhecimento de uma ciência classificada como normal.

Distinção e continuidade entreciência “normal” e ciência primitiva
Aqui podemos citar alguns filósofos que ao longo da história usaram como critérios os métodos para fazer essa distinção; nesse caso temos como exemplo:Paul Bacon e Paul Brian, mas contra a arrogância da distinção da ciência pelo método temos: Peter Brian Medawer que dizia que Método Científico não passa de ficção e também Popper que considerava aindução menos ainda que um método não científico. Já Thomas Kuhn, dizia que a ciência é construída sobre paradigmas que ele chamava de ciência normal.
Apesar das controvérsias epistemológicas epráticas, maior parte dos critérios pareciam estar de acordo que a história da ciência, teria nascido com o atomismo de Leucippo e Demócrito. Entretanto, se em lugar do método utilizado tomarmos ocritério da observação da natureza como mais pertinente e para distinguir ciência, então a origem da ciência coincidiria com a origem da cognição, com origem do aprendizado.
Assim, todoconhecimento produzido por processos cognitivos faria parte do que chamamos de ciência, independentemente do método utilizado, o mais importante não é o caráter indutivo ou dedutivo, mas a qualidade dosresultados do conhecimento sobre as relações dos homens entre si e com seu ambiente.

Ciência e consciência
É equivocado pensar que ciência primitiva é menos infalível que a ciência...
tracking img