O narrador e o foco narrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As narrativas estão presentes na história da humanidade desde os primórdios. Os homens da caverna contavam suas narrativas – seu dia a dia, principalmente – através dos desenhos, hoje chamados de pinturas rupestres. Com o aparecimento da palavra, as narrativas assumiram novos papéis. No início, seu uso provinha da necessidade de repassar, através das gerações, os costumes de umpovo, sua cultura. Hoje, narrativas são, principalmente, uma forma de entretenimento, por mais que ainda mantenham o caráter de transmitir informações sobre uma cultura, como é o caso das lenda e do mitos.
Para que uma narrativa seja repassada de uma pessoa para outra deve haver um narrador, ou seja, alguém que conte a narrativa. O narrador assume um papel importante no desenrolar de qualquernarrativa. Sendo assim, “desde sempre, entre os fatos narrados e o público, se interpôs um narrador” (LEITE, 1991, p. 5).

O estudo sobre o ato de narrar é tão antigo quanto a narração em si. A discussão sobre o tema surge na época de Platão e Aristóteles, conforme Leite (1991, p. 6):

Pelo menos é possível recuar essa reflexão teórica sobre as formas de narrar a Platão e a Aristóteles. São eles queiniciam, na tradição do Ocidente, uma discussão que não vai mais se acabar, sobre qual a relação entre o modo de narrar, a representação da realidade e os efeitos exercidos sobre os ouvintes e/ou leitores.

Retratamos nesse trabalho os principais conceitos que envolvem o estudo sobre o narrador e o foco narrativo. Esse tema foi escolhido por base em um sorteio realizado em sala de aula, após aproposta de trabalho apresentada pela professora da disciplina de Teoria Literária.
O principal objetivo desta pesquisa é construir o conceito de narrador e de foco narrativo, através de pesquisas, além de observar os papéis que tais conceitos exercem dentro de uma narrativa.
Utilizamos como base para nossa pesquisa livros específicos sobre o assunto.
Este trabalho divide-se em dois principaistemas: narrador e foco narrativo, e seus respectivos subtemas; considerações finais e referências bibliográficas.

NARRADOR

1.0 Narrador e narratário

Narrador é uma categoria específica de personagem (caracteriza-se pela função de, num plano interno à própria narrativa, contar a história presente num texto narrativo).
Uma possível e bem generalizada classificação dos tipos de narradoresseria separá-los em: narradores que utilizam a primeira pessoa do discurso = narrador participante (participante da história narrada); narradores que utilizam a terceira pessoa do discurso = narrador observador (distanciamento em relação à história narrada). Há de se cuidar quando for classificá-los desta forma, pois não se pode estabelecer uma relação direta entre o uso de primeira ou terceirapessoa do discurso e o grau de participação do narrador na história que narra (pode-se contar algo em primeira pessoa, tendo-se participado do que aconteceu – porém só observando – sem ser o protagonista – estando numa posição secundária, periférica, neutra).
Os autores Bonnici e Zolin (2003) trazem em seu livro Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas, umaclassificação de narrador por Aguiar e Silva, baseado em Genette: (colocar esses conceitos em tabela)
- Heterodiegético: O narrador relata uma história da qual não participa como personagem. Apenas sabe o que se passou e se preocupa em mostrar tal fato ao leitor. Posição de narrador de primeiro grau em uma narrativa primária. O ato dele é externo aos eventos narrados naquela narrativa. a personagem-narradornão pertence à história que está a narrar.

- Homodiegético: quando é personagem e narrador da sua própria história.

- Autodiegético: “a entidade responsável por uma situação ou atitude narrativa específica: aquela em que o narrador da história relata as suas próprias experiências como personagem central da história”. Narrador da história que a relata como sendo seu protagonista, quase...
tracking img