O nariz de voldemort e o crepúsculo de harry potter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A última década produziu duas narrativas maiores sobre a transição adolescente: Harry Potter e Crepúsculo. Harry Potter começa com um menino que perdeu os pais e esta é uma experiência chave que define o fim da infância. De repente, o mundo é dominado por tios, que existem apenas para nos tiranizar, ou colegas de escola, que devotam suas existências para nos oprimir. Assim como Harry, aoentrarmos na adolescência, perdemos o sentimento de segurança e proteção que os pais antes nos ofereciam.

Em troca entramos em um novo universo feito de representações e falsas obrigações. Em Harry Potter, este sentimento de impostura e inautenticidade é gradualmente substituído pelo encontro da “verdadeira escola”. Uma escola tal como ela devia ser, com desafios reais, atos e consequências cruéis, àsvezes, dolorosamente sem volta. Apesar de vividos pelo encontro com seres imaginários, os desafios são reais.

Impostores são reconhecidos, falsos aliados se revelam, amigos inusitados aparecem no lugar de outros, antes sentidos como insubstituíveis. A saga começa com uma fórmula ancestral, revelando a cada novo filme o desmascaramento entre bonzinhos e maléficos.

Para uma geração quedescobriu que “ser legal” é uma atitude, não um roteiro disciplinar a ser cumprido, Harry Potter é uma espécie de romance de formação, como Anos de Aprendizagem de Wilhelm Meister, de Goethe, no século XVIII. Harry é o pequeno babaca legal que existe dentro de todos nós. Ele ainda não se descobriu assim, pois nunca está demasiadamente preocupado consigo mesmo. A civilização escolar medieval não quersaber de suas boas intenções, ela segue a máxima de nossa indiferença educacional: faça o que deve, pense o que quiser, divirta-se sempre que possível. É assim que ela fornece a estrutura narrativa que prepara nossos jovens para vidas organizadas ao modo de uma carreira.

Desde os RPGs como Dungeon Dragons na década de 1990, até os vídeo games da série Mario Bros., nos anos 2000, chegando aoatual Call of Duty, a vida é apresentada como um corredor. Não se preocupe muito em escolher os obstáculos, alguém vai fazer isso por você. O importante é que você esteja preparado para a próxima fase.

No decorrer da série os cenários ficam mais sombrios, passando do cômico ao trágico. Há uma divisão da realidade entre os que representam a ordem do mundo como a conhecemos - os chamados trouxas –e os que vivem a realidade paralela de Hogwarts. Lord Voldemort é nosso representante adulto no mundo da magia. Tal qual um típico adulto predador ele se alimenta do sangue de unicórnios. Sempre em processo de regeneração de seu corpo perdido, “aquele cujo nome não deve ser pronunciado”, tenta voltar da morte. As Relíquias da Morte são a história dentro da história, o ponto no qual a ficção nosapresenta seu fragmento de verdade sobre o real. São três as relíquias: a varinha capaz de destruir qualquer coisa, a pedra que traz alguém de volta do reino dos mortos e a capa da invisibilidade. Trazer os mortos de volta e destruir nossos inimigos são valores bem “trouxas”. A nova aptidão, reservada a Harry, é a incrível possibilidade de permanecer invisível. Curiosa proteção para uma época quemede o sucesso pelo coeficiente de visibilidade.

Voldemort são nossas cirurgias plásticas, nossa linguagem cifrada entre cobras do mundo profissional, nosso exército de zumbis corporativos, nossa orientação para resultados a custos devastadores. O nariz de Valdemort parece mal constituído, meio nublado e disforme, como que a revelar que há algo de suspeito no personagem. São como figuras deEsher, que precisam ser vistas em determinado ângulo para produzir uma forma harmoniosa, e que olhadas ingenuamente aparecem como uma nódoa ou uma imperfeição na imagem. Ótima representação para os trouxas, obcecados por um pequeno detalhe narcísico que absorve para si toda a importância do universo.

Dumbledore é o diretor da escola. Professor perfeito: atrapalhado, mas certeiro na inversão de...
tracking img