O mundo tem uma racionalidade, o homem pode descobri-la

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MUNDO TEM UMA RACIONALIDADE, O HOMEM PODE DESCOBRI-LA

Daiane Carvalho da Silva
Iran Débora da Silva
Kamila Carneiro Alves
Raquel Joca Menezes
Thaliane Dolores Ferreira Feitosa


RESUMO: O artigo científico tem por finalidade mostrar a passagem do pensamento mítico para o racional mostrando os acontecimentos que influenciaram essa mudança. O mito como primeira forma de o homem seencontrar no mundo, sua influência no meio social e os fatos que fizeram com que essa forma de situar o ser humano fosse superada pela razão, como por exemplo, as divergentes explicações filosóficas pré-socráticas sobre o princípio das coisas, o surgimento do universo e as inúmeras transformações sociais, políticas e culturais como o surgimento do comércio, da moeda, da Polis, da lei escrita e dafilosofia, partindo da Antiguidade Clássica, mais precisamente na Grécia, a base do pensamente ocidental.
Palavras-Chave: Pensamento mítico, Razão, Transformações, Polis, lei escrita, Filosofia.

ABSTRACT: The paper aims to show the transition from mythical to rational thought showing the events that influenced this change. The first myth as a way to meet the man in the world, its influence in thesocial environment and the facts that made this form to place the human being was overcome by reason, for example, the divergent philosophical explanations about the pre-Socratic principle of things, the emergence of the universe and the many social, political and cultural as the emergence of trade, currency, the Polis, the written law and philosophy, starting from antiquity, specifically inGreece, the base of pensamente West.
Keywords: mythical Thought, Reason, Transformations, Polis, written law, philosophy.

1. INTRODUÇÃO

A sociedade era regida pelo mito, por suas implicações tanto no âmbito individual como social. No entanto, como não havia meios precisos para se chegar a este pensamento, o homem foi buscando novas formas de observar e relatar a realidade. Com isso,desenvolveu-se o pensamento racional, marcado por diversas transformações sociais. Esta nova maneira de ver o mundo modificou o homem e suas relações com o meio. Uma realidade antes posta, explicada e não questionada pelo mito passará a ser observada, criticada e refletida pela racionalidade.

2. O PENSAMENTO MÍTICO: PRIMEIRA FORMA DE O HOMEM SE SITUAR NO MUNDO

Desde os primórdios da humanidade o serhumano busca uma explicação do mundo, de si mesmo e da sua relação com o meio. Nas sociedades tribais, o mito tem por finalidade situar o homem no mundo, fazer com ele se perceba membro da natureza. Busca tranquilizar, acomodar o homem diante das conturbações que o cercam. Vale ressaltar que essa forma de atribuição de sentido ao mundo é ingênuo, acrítico e que além de buscar explicações dosfenômenos naturais fornecem as diretrizes da ação humana.
Assim, se por um lado o mito não é regido pela lógica científica, por outro também não é dirigido pela verdade empírica, tendo a intuição como base para sua explicação e a crença como meio de sua aceitação. Por não haver verdade absoluta no mito, por vezes há divergência em determinada explicação de fenômeno, há versões múltiplas do mesmo mito,e é esse um dos pontos que faz com que ao passar do tempo, a razão supere o pensamento mítico.

2.1 TRANSFORMAÇÕES QUE INFLUENCIARAM A PASSAGEM DO PENSAMENTO MÍTICO PARA O RACIONAL

O período arcaico na Grécia, (século VII a VII) foi marcado por diversas transformações sociais e políticas e principalmente pelo advento das cidades-estados (póleis), por uma sociedade dividida em classes ebaseada na escravidão.
Com o nascimento da Polis, surgem então outras formas da sociedade se relacionar. Exemplo disso é o surgimento do comércio e consequentemente o aparecimento da moeda, superando a economia até então fundada no sistema de trocas e a escrita que nesse período tem o propósito de facilitar a administração do comércio uma vez que anteriormente estava vinculada às explicações...
tracking img