O mundo globalisado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução

Este livro apresenta uma análise da globalização, explicando como ela surge, as esferas em que avança de forma mais rápida e aquelas em que se mostra mais restrita, e apontando asvárias e, às vezes, até opostas interpretações sobre esse processo histórico, bem como os desafios e as potencialidades que pode trazer consigo.

Afinal, quem nunca ouviu falar sobre esta tão temida emitificada palavra chamada globalização? Na televisão, em bate-papos familiares, nas discussões com os amigos, nas escolas e faculdades, em revistas semanais de grande circulação, o assunto estásempre presente. Qual político, jornalista ou analista econômico nunca utilizou esse conceito para caracterizar o mundo em que vivemos? A compreensão do mundo globalizado permite desvendar a natureza dastransformações econômicas, sociais e políticas da atualidade.

O mundo globalizado mostra como a globalização é uma realidade presente, que se manifesta nos planos



2 - Capítulo I – O que églobalização

A globalização caracteriza-se pela expansão dos fluxos de informações que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais, pela aceleração das transaçõeseconômicas envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais.

No mundo globalizado, as distâncias geográficas não existem cada vez mais os países estãointerligados, e as pessoas fazem viagens a negócios ou turismo, ou seja, não existe mais o “longe - perto”.

Por sua vez os países desenvolvidos em grande parte são os “Globalizadores” e os paísessubdesenvolvidos os “Globalizados”, ou seja, as empresas multinacionais estão sendo instaladas em novos mercados, novos países, que conseqüentemente globalização a região onde estão sendo instaladas.3 - Capítulo II – Antecedentes históricos da globalização

A interligação de Países vem desde o Século XV, através das grandes Navegações, com essa interligação começaram as trocas de...
tracking img