O mundo global visto do lado de cá

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O mundo global visto do lado de cá- Encontro com Milton Santos, é um documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, que discute o problema da globalização mundial em uma entrevista com opensador Milton Santos, quatro meses antes de sua morte.
É feito um recorte singular sobre a globalização, a sociedade de consumo, as divisões que esta sociedade se encontra, o território, os efeitosfamigerados da globalização, as crises que esta promove, as barreiras físicas e simbólicas postas pelo capitalismo como efeito da globalização, o papel da mídia e as revanches organizadas por suas maioresvítimas.
A crise se estabelece e Milton Santos faz este alerta quando afirma que: “O consumo é o grande fundamentalismo”. E é sagaz quando apresenta as três vertentes da globalização no mundo; aglobalização como é posta, a globalização da perversidade e o mundo por outra globalização.
O mundo do Norte, o mundo do Sul: Um dos primeiros aspectos abordados no documentário é a diferença visível dodesenvolvimento ao Norte do globo, e ao Sul. Onde um norte americano ganhava a tempos remotos 38 vezes mais do que um Tanzan, e que hoje, esse número aumentou para 61 vezes. E ai é se tem os trêsaspectos de globalizações citados. Milton diz que, nunca houve na história condições técnicas e científicas tão adequadas a construir um mundo da dignidade humana, apenas estas foram expropriadas na mãode empresas que decidiram construir um mundo perverso. E que depende de nós, mudarmos essas condições.
Consenso de Washington, a globalização como perversidade: Consenso de Washington nada mais foique um consenso para discutir a retomada do crescimento e do desenvolvimento dos países da América Latina, no qual apresentou para os mesmos, como um fruto envenenado, a fim de obter benefíciospróprios em detrimento da desorganização do território, da apropriação de bens comuns e do uso privado de riquezas mundiais por parte de uma minoria. Apropriações indevidas que geraram tensões por tentar...
tracking img