O mundo dos refrigerantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]












Introdução

O mundo dos refrigerantes
[pic]
[pic]
[pic]
A inspiração veio das águas minerais naturalmente gasosas. No século IV a.C., o grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, já recomendava banhos em fontes desse tipo, mas, ao que parece, nunca lhe ocorreu receitar o líquido para beber. A água carbonatada só começou a se tornar uma bebida popular porvolta de 1500, quando o povoado belga de Spa ganhou fama por suas fontes naturais e passou a exportar garrafas de sua água para Londres e outras capitais. O sucesso foi tanto que, entre os séculos XVII e XVIII, vários químicos europeus passaram a fazer tentativas de recriar o produto artificialmente. O passo mais importante foi adotar uma bomba para ajudar a fixar o gás na água, descobertacreditada a estudos independentes do inglês Joseph Priestley e do francês Antoine Lavoisier, entre 1772 e 1773. Baseado nesse sistema, o farmacêutico Thomas Henry tornou-se o primeiro a produzir água carbonatada industrialmente, em 1782.
Algumas décadas depois, surgiu a idéia de acrescentar sabores ao produto: o gengibre teria sido o primeiro, em cerca de 1820, seguido do limão, na década de 1830. Esseprocesso ficou mais fácil com uma nova tecnologia, patenteada em 1819 nos Estados Unidos: a soda fountain (ou "fonte de soda", como passou a ser chamada a água gasosa), uma bomba instalada nos balcões das farmácias para o líquido ser gaseificado na hora, acrescentando diferentes sabores a gosto do freguês. Os primeiros refrigerantes da Historia continuavam, portanto, sendo comercializados comoprodutos medicinais - e foi também um farmacêutico, o americano John Pemberton, quem criou o mais famoso deles, a Coca-Cola, em 1886.
No início do século XX, as sodas fountains começaram a migrar para lanchonetes e sorveterias - mas seus dias estavam contados com o surgimento de novas tecnologias que possibilitavam produzir garrafas de vidro em escala industrial e a tampinha em forma de coroa, queimpedia o gás de escapar. Só assim as pessoas podiam, finalmente, levar para casa suas sodas favoritas.
A bebida teve origem em farmácias, numa época em que eram populares as propriedades medicinais das fontes de águas minerais para curar várias enfermidades. O americano Joseph Priestley já criara em 1767 um meio de produzir água gaseificada, a soda. Mais tarde, em 1832, seu conterrâneo JohnMathews desenvolveu um aparato que fazia o mesmo, mas no balcão da farmácia. Ela era receitada para tratamentos que iam de simples cólicas à poliomielite. No meio do século 19, as farmácias de todo o território dos Estados Unidos tinham fontes de soda. Foi numa delas, não se sabe exatamente qual, que um farmacêutico teve a idéia de adicionar açúcar e corante ao preparado. Primeiro foi xarope de limão– e estava criada a soda limonada. Depois vieram as misturas com morango, noz-de-cola – um fruto africano parente do cacau, rico em cafeína – e ginger-ale, feito de gengibre. Os xaropes gasosos, como eram chamados, eram vendidos a 1 centavo de dólar e viraram um sucesso.
Com isso, muitas farmácias se transformaram em pontos de encontro. Algumas até deixaram de vender remédio para se dedicar à novabebida. As três maiores marcas norte-americanas atuais foram criadas num espaço de pouco mais de dez anos, por três ex-farmacêuticos. Charles Alderton inventou a fórmula da Dr. Pepper, em 1885. Um ano depois, John Pemberton criou uma à base de noz-de-cola, folhas de coca e outros ingredientes, a Coca-Cola. Em 1898 surgiu a Pepsi-Cola, que usava a mesma noz-de-cola e uma enzima para “ajudar nadigestão”, a pepsina.




Refrigerante e a saúde Humana


Entre os principais temas polêmicos encontrados no estudo da alimentação do ser humano, um dos mais controversos é o uso do refrigerante por crianças e adolescentes. Nunca, provavelmente, houve tanta discussão entre pediatras, nutricionistas, nutrólogos e outros profissionais da saúde sobre um produto que, seguramente, é de grande...
tracking img