O mundo dos jornalistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE JUIZ DE FORA

INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

RESUMO DO MATERIAL: “O MUNDO DOS JORNALISTAS”

ALUNO: GUILHERME A. MENICUCCI GANDRA
PROFESSOR: ANTONIO CARLOS DA HORA
1° PERÍODO

Os Habitantes das Redações

Ainda que os jornalistas sejam vistos de várias formas pela sociedade, o tempo e anotícia continuam sendo elementos essenciais desse ofício moderno que atrai tantas pessoas ao redor do mundo. Ao definirmos a atuação do jornalista conforme está acima descrita, podemos dizer o quanto a atuação dos profissionais de jornalismo é relevante e importante na história, no presente e no futuro da compreensão, modo de ver e entendimento das pessoas sobre as ações da humanidade.
O Jornal comoEmpresa

Grandes jornais são como verdadeiras empresas, organizados de forma a ter máximo rendimento possível, com pessoas atuando em diversas áreas. Esses jornais localizam-se geralmente nas áreas centrais de suas cidades sedes, por haver ali uma maior facilidade de contatos, serviços e deslocamento.

Nos vários andares que um grande jornal ocupa de um prédio, os setores ocupam espaçosdiferentes. Assim, a direção ocupa um andar, a direção financeira, outro, e assim por diante.
Na sustentação de um jornal são os pontos básicos: redação, circulação e publicidade, sem os quais (ou mesmo sem apenas um deles) ele não sobrevive. A imprensa é comumente citada como o “quarto poder”, devido a sua capacidade de influenciar a opinião pública.

Jornais de grande porte possuem correspondentesespalhados pelo mundo, nos locais mais estratégicos, e pelas principais cidades de seu país sede.Funcionários têm horários específicos de trabalho, e matéria segue várias etapas até chegar ao produto final.

A Redação

É aqui caracterizado como sendo o centro do jornal. Circulam, além de repórteres, redatores e editores, vários funcionários de todos os tipos, como secretárias, contínuos,técnicos em equipamentos etc. Existe toda uma hierarquização dentro de uma redação, cada funcionário ocupa uma posição, dependendo de seu status. Editorias diferentes funcional dentro de um jornal, que cobrem áreas diversas, como economia, política, esportes, cultura, entre outras.

Há uma divisão no trabalho dos jornalistas:

- Repórter: é um jornalista que pesquisa a informação apresentada emdiversos tipos de meios de comunicação. É o responsável por trazer aos leitores as últimas notícias.

- Redator: é o responsável pelo texto final do repórter, assim como pelo título e legendas de fotos.

- Fotógrafos (ou repórteres fotográficos): o profissional que consegue registrar fatos e acontecimentos marcantes, capturando as imagens no exato momento em que os mesmos acontecem.

-Diagramadores: Planeja visualmente a página do jornal.
- Subeditores: É o assistente do editor, trabalha na montagem da página.

- Chefes de reportagem: É quem escolhe o repórter mais apropriado para fazer determinada matéria.
- Pauteiros: É o profissional que, dentro de uma redação, tem a função de decidir o que será noticiado. O pauteiro geralmente à redação chega mais cedo que os demais colegas eseleciona, desenvolve e planeja as coberturas que serão atribuídas a cada repórter ou redator.

- Editor-chefe: É o responsável pelo conteúdo de um jornal, de uma revista ou de um outro meio de comunicação coordenando todas as etapas da produção e edição e segue as orientações jornalísticas do editor ou dono da editora.

- Radio escutas: São todos os jornalistas que trabalham na apuração dosassuntos de última hora. São repórteres dentro da redação que checam as informações vindas de fontes oficiais, mídias (rádio, televisão e Internet) e/ou denúncias.

- Editorialista: Pessoa que escreve o editorial de um jornal.
Apresenta-se a disposição geral das editorias, departamentos e outras salas no ambiente de um grande jornal.
Um repórter mantém uma relação muito estreita com a...
tracking img