O mundo do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 69 (17096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

RESUMO

Inicialmente, esta pesquisa está voltada para a atuação da gestão de pessoas nas políticas de recursos humanos influencia na saúde física e mental do trabalhador nas empresas de Rondonopolis-MT . A pesquisa se propôs a analisar a contribuição do trabalho nas políticas de recursos humanos em empresas privadas de Rondonópolis- MT. Para tanto, tomamos comodeterminantes a identificação do conjunto de benefícios sociais e das atribuições colocadas pelas empresas à gestão de pessoas. Verificamos as demandas e desafios postos na operacionalização da prática profissional, o que nos permitiu desvendar as estratégias de ação profissional naquele espaço sócio-ocupacional.
Na tentativa de proporcionar respostas plausíveis as questões levantadas noprocesso investigativo, foram desenvolvidas por um triplo esforço de caráter metodológico,

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 14
1.1 PRIMEIRA ETAPA DO TRABALHO 15
1.2 O MUNDO DO TRABALHO 16
1.2.1 DESENVOLVIMENTO 17
1.2.2 O TRABALHADOR DO SÉCULO XX 18
1.2.3 O TRABALHADOR DO SÉCULO XXI 21
1.3 CONCLUSÃO 24
1.4 SAUDE DO TRABALHADOR 25
1.5 HIGIENE NO TRABALHO 26
1.5.1 OBJETIVOS DA HIGIENE DOTRABALHO 27
2 SEGURANÇA NO TRABALHO 40
2.1 CONCEITOS 40
2.2 NORMAS REGULAMENTADORAS 45
2.3 CIPA 52
2.3.1 ATRIBUIÇÕES DA CIPA: 53
2.4 EPI 53
Primeira etapa do trabalho

Este trabalho é fruto da pesquisa desenvolvida no Curso de administração da UNOPAR . Objetiva-se a contribuir com a reflexão sobre as transformações no mundo do trabalho e suas implicações para as condiçõesde trabalho e sua influencia na saúde física e mental do trabalhador.
Apresentaremos partes do resultado da pesquisa em termos das atribuições e do conjunto de benefícios sociais organizados pelas empresas e executados gestores dos recursos humanos. Na pesquisa efetuada, defrontamo-nos com uma demanda expressiva de saúde para o trabalhador; pois a saúde do trabalhador constitui umaexpressão concreta da realidade sócio-econômica e política das relações de trabalho, colocando novos desafios para o desenvolvimento do século XXI.

1 O MUNDO DO TRABALHO

O mundo do trabalho é hoje um mundo complexo e diversificado, cheio de desafios, visto que são exigidas do trabalhador novas formas de se posicionar, pensar e vier. O país vive um momento de grandestransformações, impulsionadas por novas demandas das sociedade e pela transformação acelerada da economia mundial.
Os desafios estão relacionados aos avanços tecnológicos e ás novas expectativas das empresas que agora enfrentam mercados globalizados, extremamente competitivos. Antes, o trabalho era visto como homogêneo e estático; o capital, como a fonte do progresso tecnológico.Hoje, o dinamismo econômico está cada vez mais no conhecimento, nas habilidades e na experiência dos trabalhadores, e não no capital físico ou nas empresas. A qualidade dos trabalhadores e a eficiência de sua relação com as empresas determinarão, em última análise, a rapidez do progresso econômico das nações.
É grande a confusão no presente, é difícil refletir sobre o futuro. Para ondevai o trabalho nesse século que se inicia? É preciso compreender através da história como chegamos aos dias de hoje.
O século XX exerce forte influência sobre o nosso comportamento atual e pode ser dividido em três períodos bem nítidos:
O PRIMEIRO: vai até a metade do século, no ínício do pós-segunda Guerra Mundial. Nesse período, o comportamento das pessoas, noambiente profissional e pessoal, foi fortemente influenciado pela segunda Revolução Industrial, aquela da eletricidade e do moto a combustão, e também pelo início da administração como ciência que surge para atender às necessidades de organização das empresas industriais que precisavam otimizar a produção. Tempos do administrador Frederick Taylor, do francês Henri Fayol e do alemão Max Webwe....
tracking img