O mundo de sofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Apresentaremos a seguir, após uma excelente leitura, nossas impressões sobre uma obra que se tornou best seller, O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. Seu livro ganhou notoriedade, em grande parte pela forma leve e desmistificada com que aborda sobre o pensamento filosófico ocidental: através de um romance sobre a vida de uma garota comum que vive com sua mãe em um pequenovilarejo da Noruega. Seu pai trabalha em um petroleiro e está sempre em viagens.
A Filosofia é apresentada a esta adolescente de 15 anos (Sofia) e o texto vai se desenvolvendo de uma forma instigante até chegar em uma altura do livro em que ela se descobre personagem de outro livro em que a protagonista é também uma outra garota (Hilde) e o livro é um presente de seu pai.
Conforme nos foi proposto,faremos uma síntese de 05 dos 35 temas que o livro apresenta. Em seqüência faremos uma exposição daquilo que consideramos idéia central da obra e por último, uma análise crítica do texto.

2 TEMAS

Explanaremos a seguir sobre cinco dos trinta e cinco temas apresentados por este fascinante livro. No decorrer da apresentação dos temas, comentaremos do porquê da escolha dos referidos.


2.1 Ojardim do Èden

Falaremos sobre este tema pois aqui se inicia a grande aventura que é esta obra, onde o autor, de uma maneira muito inteligente, inicia sua apresentação sobre as principais linha do pensamento filósofico ocidental, utilizando a adolescente Sofia como uma pessoa que vai fazer um curso de filosofia por correspondência, orientada pelo professor Alberto Knox, que capítulos mais afrente se apresenta a ela.
Então nos é apresentada Sofia como sendo uma menina de quase quinze anos que morava com sua mãe pois o trabalho de seu pai, capitão de um petroleiro, o deixava ausente boa parte do tempo.
Certo dia, quando vinha da escola, encontrou dois pequenos envelopes brancos, não simultaneamente. Em cada um havia uma indagação (QUEM É VOCÊ? e DE ONDE VEM O MUNDO?) e elas levaramSofia a refletir sobre a vida e a origem do mundo. Também recebeu um cartão-postal que deveria ser entregue a uma pessoa que ela nem conhecia e cujo nome era Hilde.
Sofia recorreu a um esconderijo no jardim de sua casa para pensar e refletir sobre as perguntas. Para ela, seu esconderijo representava um mundo à parte, um paraíso particular, como o jardim do Éden mencionado na Bíblia.


2.2 Acartola

Neste capítulo, Sofia recebe um grande envelope amarelo com a inscrição: Curso de filosofia. Maneje com cuidado e vai lê-lo no esconderijo. Ou seja, após as duas questões instigantes que foram feitas a jovem, a mesma é levada a analisar as questões filósicas que instigam o homem desde há muitos e muitos séculos. Nossa escolha por este tema deve-se ao fato de que aqui ela realmente iniciasuas aventuras filosóficas.
O seu conteúdo diz que as pessoas têm preferências por diversos tipos de assuntos: umas gostam de esporte, outras curtem observar os astros. Porém existem questões que deveriam interessar a todos como, por exemplo, saber quem somos e de onde viemos. Essas e muitas outras têm sido pensadas e discutidas há muito tempo e as explanações para elas variam de acordo com ocontexto histórico.
Os filósofos buscam verdades e por mais difícil que seja encontrá-las nunca se deve desistir ou pensar que não existam.
Hoje em dia também devemos procurar nossas respostas e é importante conhecermos o que foi dito em outras épocas para que possamos formar uma opinião própria.
O professor de filosofia também faz referência a um truque mágico onde um coelhinho branco é tirado deuma cartola preta. Assim, ele quer passar para Sofia a idéia de que também fazemos parte de um grande mistério e nos comparar ao coelho com a diferença de que, ao contrário deste, temos consciência de estarmos participando de um enigma e procuramos explicações para isso.
No mesmo dia, Sofia recebe um outro envelope amarelo. Primeiramente, o professor faz uma citação: "a única coisa de que...
tracking img