O mundo de sofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho iremos relatar sobre o filosofo grego Epicuro, suas idéias e suas obras na qual não foi muito valorizado na época.
Epicuro nasceu na Ilha de Samos, em 341 a.C.Desenvolvimento
Epicuro nasceu em Samos, em 341 a.C., mas ainda muito jovem partiu para Téos, na costa da Ásia Menor.Quando criança estudou com o platonista Panfilo por quatro anos e era considerado umdos melhores alunos.Certa vez ao ouvir a frase de Hesíodo,todas as coisas vieram do caos,ele perguntou:e o caos veio de que? Retornou para a terra natal em 323 a.C.. Sofria de cálculo renal, o quecontribuiu para que tivesse uma vida marcada pela dor.
Epicuro ouviu o filósofo acadêmico (em Samos, que não lhe foi de muito agrado. Por isso foi mandado para Téos pelo seu pai.) Pânfilo. ComNausífanes de Téos, discípulo de Demócrito de Abdera, Epicuro teria entrado em contato com a teoria atomista — da qual reformulou alguns pontos. Epicuro ensinou filosofia em Lâmpsaco, Mitilene e Cólofon a téque em 306 a.C. fundou sua própria escola filosófica, chamada O Jardim', na cidade de Atenas. Lecionou em sua escola até a morte, em 271 a.C., cercado de amigos e discípulos. Tendo sua vida marcadapelo ascetismo, serenidade e doçura.
O propósito da filosofia para Epicuro era conseguir a alegria, uma vida tranquila caracterizada pela aponia, a ausência de dor e medo, e vivendo cercado deamigos. Ele pensava que a dor e o prazer eram a melhor maneira de medir o que era bom ou ruim, a morte era o fim do corpo e da alma e portanto não deviamos temer os deuses. Das numerosas obras escritaspelo filósofo, só restaram três cartas que versam sobre a natureza, sobre os meteoros e sobre a moral, e uma coleção de pensamentos. Estas cartas, com os fragmentos, foram coligidos por Hermann Usenersob o título de Epicurea, em 1887. Por suas proposições filosóficas Epicuro é considerado um dos precursores do pensamento anarquista no período clássico.
Segundo Epicuro, para atingir a certeza é...
tracking img