O mundo de sofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Comunicação Social
ALUNA: Bárbara Almeida Guimarães











O MUNDO DE SOFIA













MACEIÓ, 16 DE ABRIL DE 2012.
Este é um livro que peguei emprestado de um amigo a uns 5 anos pelo menos (juro que vou devolver, risos). Venho tentando lê-lo faz algum tempo mas sempre paro em alguma parte e acabo passando um tempo sem ler.Quando volto ao livro já nem me lembro o que já tinha lido. Agora como faço essas minhas anotações on-line, acredito que seja um bom momento para ver se consigo finalizar a leitura desse livro.
Sofia está inquieta. Na aula, ela não consegue prestar a atenção no professor. Começa a achar que o que ele fala é superficial demais perto de questões mais importantes como quem somos nós e de onde viemos.Decide que não comentará nada sobre as cartas misteriosas com ninguém até entender melhor o que está acontecendo. No final da aula, Jorunn (sua melhor amiga) a convida para fazer algo juntas, mas ela recusa sem dar explicação. Sofia sente que Jorunn fica triste e ela também fica chateada por não saber como lidar com isso. Ao chegar em casa, Sofia corre para a caixa de correio ansiosa e encontramais um envelope para ela. Intrigada mais do que nunca, ela tira as folhas de dentro e vê em destaque o seguinte título na primeira folha “Curso de Filosofia – Manuseie com cuidado” então começa a ler tudo sem demora. O que é filosofia? Se você satisfazer todas as necessidades do ser humano, verá que surgirá necessidade que não se podem ser satisfeitas, são perguntas que sempre nos acompanham,independente da raça ou sexo: Quem somos? De onde viemos? Existe um Deus? Há vida após a morte? E muitas outras.
No outro dia, Sofia checa a caixa de correios logo pela manhã e não encontra nada. Vai para escola e as horas se arrastam para o termino das aulas. Não via a hora de retornar pra casa e ver se chegou algo novo pra ela. Ao retornar da escola, checa a caixa postal de sua casa e vê umcartão de seu pai dizendo que estava tudo bem, com saudades e que já tinha lido os 22 livros que levou. Também encontra um envelope amarelo pra ela contendo várias folhas datilografadas.
Naquela tarde Sofia estava a pensar sobre os ensinamentos que seu professor misterioso estava lhe passando. Então sua mãe encontra um envelope branco na caixa de correios quando chega do trabalho e chama Sofia paraentregar-lhe. Sofia pega o envelope sem jeito e a mãe insinua ser de um namorado. Sofia acaba confirmando, não diretamente, porque não vê outra solução para a situação. No envelope havia uma folha que continha 3 perguntas:
• Existe uma substância básica, a partir da qual tudo é feito?
• É possível transformar água em vinho?
• Como é que terra e água podem se transformar numa rã?
Sofia ficou apensar sobre isso por algum tempo em seu esconderijo. Mais tarde, lembrou de visitar a caixa postal. Chegando lá ela encontrou um envelope amarelo contendo mais folhas datilografadas.
O projeto filósofos
Se alguém decide por estudar filosofia e ser um filósofo, deve escolher qual o seu projeto, ou seja, que assunto vai estudar e se aprofundar pois é quase impossível conseguir estudar tudo quea filosofia propõe.

Os filósofos da natureza
Os primeiro filósofos gregos são chamados "filósofos da natureza" porque seus projetos focavam os processos naturais. Esses "iniciantes" curiosamente não se questionavam de onde vinham as coisas e sim em como essas coisas se transformavam. E o mais importante, como essas transformações ocorriam de forma observável e objetiva, sem considerar osmitos que existiam.
Percebemos que, pela primeira vez que se tem notícia, foi criado o modo científico de pensar, ou seja, a filosofia se liberta da religião dando o inicio às ciências que vemos hoje. O primeiro filósofo que se tem notícia é Tales (da colônia grega de Mileto). Tales considerava água a origem das coisas. Para ele tudo surgia da água e voltava a ser água quando finda. O segundo é...
tracking img