O mundo de sofi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
uma história dentro da outra, que se desenrolam paralelamente e são igualmente por duas garotas que estão prestes a completar 15 anos, Sofia Amundsen e Hilde Moller Knag. Tudo começa quando Sofiapassa a receber cartas misteriosas, de um pretenso professor de filosofia, Alberto Knox, que assume a missão de lhe iniciar nos caminhos percorridos pela Filosofia ocidental desde seu nascimento até osdias atuais.
Este contato se dá inicialmente através de cartas e, mais tarde, em encontros inusitados. O mestre Alberto se vale de todos os recursos possíveis para tornar límpidas as lições por eleministradas, traduzindo de forma singela os pensamentos mais densos e as teorias mais herméticas.
Assim ele percorre desde a pré-filosofia, vivenciada pela Humanidade em seu estágio mítico, até oexistencialismo e as diversas correntes filosóficas atuais, passando pela imprescindível filosofia grega, pelos filósofos da era medieval e do Renascimento, pelo surgimento dos racionalistas e dosempiristas, atravessando igualmente o pensamento filosófico alemão – abordando aqui especialmente Kant, os românticos, Hegel e Marx -, chegando à teoria da evolução de Darwin, à Psicanálise de Freud, atéaterrissar no mundo contemporâneo.
A história paralela é introduzida em O Mundo de Sofia através dos postais misteriosos que a protagonista recebe, enviados do Líbano por um enigmático Major, AlbertKnag, pai de Hilde, para sua filha, através de Sofia. A garota fica aturdida desde o início, sem compreender porque recebe estes cartões no lugar da verdadeira destinatária. Seus questionamentosentrelaçam-se com os conhecimentos que vai adquirindo em seu curso de Filosofia, o qual lhe permite ir, gradualmente, desvendando este mistério.
De uma forma genial, o autor contrapõe às estritas leisnaturais da Filosofia, alicerçadas na realidade concreta, a aventura fantástica vivenciada por Sofia e seu professor, quase como se esboçasse uma relação dialética entre imaginação e realidade, Eros e...
tracking img