O MUNDO CONTEMPORÂNEO

609 palavras 3 páginas
O Mundo Contemporâneo
Introdução
O objetivo deste trabalho é apresentar um período da história do mundo ocidental chamado de Mundo Contemporâneo ou Contemporaneidade. Para melhor compreensão, é importante situar no tempo este período, que teve início na Revolução Francesa e se estende até os dias atuais com importantes mudanças na sociedade, na economia e conflitos políticos com consequências de proporções mundiais. Historiadores entendem que a partir da Revolução Francesa, o Antigo Regime, caracterizado pela não valorização da classe trabalhadora começou a ruir, dando início a transformações na organização social que já não atendia as novas expectativas da população. A burguesia que compunha a classe geradora de riquezas começa a ter seu valor reconhecido e entra em ascensão.
Economia Contemporânea O capitalismo é o sistema econômico que caracteriza a história contemporânea. A briga por posições de destaque entre as potências capitalistas levou a uma intensa disputa pela conquista de países fornecedores de matéria-prima e consumidores dos produtos industrializados. Os conflitos resultantes do “jogo capitalista” originaram conflitos no século XX, colocando em cheque o progresso da civilização, entre eles, estão as Guerras Mundiais, a Revolução Russa, a crise de 1929 e a Guerra Fria, e no século XXI pode se destacar a continuidade destas disputas citando o Atentado de 11 de Setembro e a Crise econômica de 2008-2009.
Nos dias atuais, a economia do mundo é Globalizada. O movimento da Globalização teve início a partir de modificações nos assuntos políticos e econômicos mundiais, que se iniciaram no final do século XX, levando a interação entre mercados de diversos países. Essa “quebra de fronteiras” possibilitou realizar novas transações comerciais levando os negócios, até então limitados ao mercado interno, a alcançarem mercados internacionais, incluído mercados emergentes.
Blocos econômicos foram criados, com o objetivo de expandir as relações comerciais

Relacionados

  • Estado e políticas públicas educacionais reflexões sobre
    5743 palavras | 23 páginas
  • 000004168
    42671 palavras | 171 páginas