O mundo bipolar e a guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No século XVI, na América e na África, vários territórios eram colônias dos países europeus.
No século XVIII ocorre a primeira revolução industrial, e as colôniascomeçam seu processo de independência, assim os europeus passam a perder suas fontes de matéria prima.
No século XIX, países europeus já industrializado lançam as colônias neocolonialismo,um tipo de colonização forçada com o objetivo de obtenção de matéria prima, mão de obra barata e marcado consumidor.
Ao final da segunda guerra mundial, com a derrota da Alemanha, ela foidividida entre EUA, França, Inglaterra e URSS. Porém somente a URSS tinha ideologia socialista, enquanto os outros possuíam ideologia capitalista, o que contribuiu para a ocorrência do mundo Bipolare da Guerra Fria


Guerra fria
A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os E.U.A, que era defensora do capitalismo (sistema econômico em que os meios deprodução e distribuição são propriedade privada e com fins lucrativos ), e a URSS, era defensora de uma forma de capitalismo (administração dos meios de produção e distribuição de bens e de umasociedade caracterizada pela igualdade para todos os indivíduos), compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.
Foi chamada de Fria pois nãohouve combate físico, foi uma luta ideológica, econômica e política. Nesta luta, eles disputaram quem possuía maior poder bélico e maior tecnologia.


Mundo Bipolar
A bipolaridade é adivisão do mundo em dois polos de poder antagônicos, e foi uma das características mais marcantes da guerra fria.
È claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Um mundobipolar durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados obrigados em suas áreas de influência....
tracking img