O movimento sofista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MOVIMENTO SOFISTA
Resumo da obra de: G. B. Kerferd
Capítulo 9 - Relativismo sofista

Nesta obra o autor trata o relativismo de forma diversa, a começar pelas distinções do logos em trêsáreas principais de aplicação, a saber: na linguagem, no pensamento e no kosmos.
Diógenes de Laércio relata ter sido Protágoras o primeiro a discernir a existência de dois logoi. Cita ainda acélebre frase: "O homem é a medida de todas as coisas"...
Uma marca bastante característica do pensamento sofista foi, sem dúvida, o uso de antilogias que induziam os adversários a perceberem suasposições contraditórias, justamente por implicarem a negação de si mesmas.
Nesse particular Zenão era tido como mestre em calar seus opositores, refutando suas posições prediletas e reduzindo-as apura contradição.
Para Protágoras, em seu pensamento do homem-medida, o vento era frio para quem o percebia frio e não frio para quem assim não o percebia frio. Deste modo, Protágorasestabeleceu também o pensamento de que todas as percepções são verdadeiras, não havendo assim percepções falsas, sendo elas mesmas percepções incorrigíveis.
Por fim, a partir de Protágoras, dentrodo movimento sofista, interpreta-se objetivamente, com a opinião de que o vento é em si mesmo frio e quente ao mesmo tempo; o quente e o frio coexistem e subsistem no mesmo objeto físico. Assim umapessoa percebe a característica quente e outra pessoa percebe a característica fria do vento ou de qualquer outra coisa.

Nesta mesma esteira de pensamento do movimento sofista, nomes como Górgias,Melissos e Isócrates, partilham, entre outros, do mesmo esforço em estabelecer uma argumentação retórica em contraponto aos filósofos pré-socráticos que focam o pensamento na physis.
Górgias, porsua vez, elaborou a doutrina da persuasão que consiste em fazer que uma opinião pareça preferível a outra opinião. Com isso, um modo de classificar os argumentos preferidos passou a ser orthos;...
tracking img