O movimento pela qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerência da Qualidade Total

20.1 O Movimento pela Qualidade

A grande marca diferenciadora dos negócios hoje em dia é a globalização, ou seja, a progressiva derrubada de fronteiras políticas àação das empresas e instituições. Muitos países, ou melhor, as empresas de muitos países, fabricam a maioria dos produtos que atendem à população, instalando assim um forte ambiente de concorrência,tanto entre nações como entre empresas uma mesma nação.
O clima de concorrência leva a diversas conseqüências. A mais importante, talvez, é que as empresas precisam aprender a movimentar-se emambientes cada vez mais complexos, bem como devem apresentar características distintivas de outras empresas. Dessa forma, aprendem a tornar-se competitivas, a sobreviver e a prosperar.
Comoconseguir isso, ou seja, como pode uma empresa tornar-se competitiva e prosperar? Muitos estudiosos, executivos e consultores têm a sua própria resposta. Há muitas formas de analisar os problemas, isolar seuselementos principais e os relacionamento entre eles. Consequentemente, também existem muitas abordagens e soluções diferentes, dando origem a novas técnicas para atacar velhos problemas, bem como anovas filosofias gerenciais, isto é, novas formas de enxergar a administração das organizações, novos preceitos sobre comando, coordenação de esforços etc.
Como exemplo de novas filosofias degerência, poderíamos citar a manufatura Just in Time, objeto do capítulo 18, que veio se contrapor à produção artesanal e principalmente à produção em massa, enfocando a produção e os estoques sob novosângulos. Por nos interessar de perto, existe também a Gerência da Qualidade Total, conhecida usualmente por TQM (Total Quality Management).
É possível fazer um apanhado das pressões às quais estãosujeitas as nossas organizações, pressões que se tornaram muito fortes no final do século XX e neste inicio de século XXI; as principais pressões, em um apanhado adaptado de um conjunto mais...
tracking img