O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CAMPUS – TORRES

ANÁLISE LITERÁRIA DO LIVRO – “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter

Rodrigo dos Santos Gonçalves
Setembro de 2012
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

Rodrigo dos Santos Gonçalves

Análise Literária do livro “O MONGE E O EXECUTIVO” de James C. Hunter.

Trabalho apresentado ao Curso de Comportamento Humano, como parte das exigências docurso, orientado pelo Professor Luis Carlos Garlipp.

Setembro de 2012.
SUMÁRIO

Introdução 04
Capítulo I 04
Capítulo II 04
Capítulo III 05
Capítulo IV 05
Capítulo V 06
Capítulo VI 06
Capítulo VII 07
Conclusão 07
Bibliografia 09

INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um resumo do livro O Monge e o Executivo de James C.Hunter, que trata sobre o tema de liderança narrando à história de John Daily um homem de negócios, bem sucedido, que de repente percebe que está fracassando como chefe, marido e pai, que numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano queabandonou tudo em um novo sentido para a sua vida.

Através dessa história desses personagens fascinantes que J.C Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro.

O trabalho está divido em capítulos onde relatam o resumo do livro de forma sucintae objetiva de cada capitulo do livro para a melhor compreensão do mesmo.

CAPITULO I
As definições

No primeiro capitulo do livro o autor narra o inicio do retiro, apresenta outros 5 personagens: Lee, o pregador; Greg, jovem sargento do exercito; Teresa, diretora de uma escola; Chris, treinadora do time de basquete e Kim, enfermeira. A vida no mosteiro era marcada por muitas regras, aulas ecerimônia religiosas. Jonh ficara hospedado em um quarto simples porem aconchegante junto o pregador Lee. O primeiro contato de Jonh com Simeão foi deveras interessante, pois ele fica constrangido quando vê uma lenda na área dos negócios arrumando o vaso sanitário, aproveitando esse contato com Simeão, Jonh aproveita para pedir para eles se encontrarem durante aquela semana, para que assim elepudesse ser mais instruído por Simeão. Na primeira reunião com o grupo, Simeão se apresenta, e fala que ele ministraria sobre liderança, mas ele deixa claro que não somente ele ensinaria, mas também aprenderia com todos ali, após Simeão se apresentar cada um do grupo fez o mesmo. A primeira tarefa que fizeram foi definirem o que significava liderança, e após definirem o monge observa nas definiçõesque o grupo citou duas palavras: habilidade e influência, outras duas palavras foram destacada nessa primeira reunião: poder e autoridade.

CAPITULO II
O velho paradigma

Na primeira reunião do dia Simeão confronta John, sobre o problema de ele não prestar atenção nas pessoas enquanto elas falam, pois na primeira reunião que eles tiveram no retiro quanto Kim fala, John estava maispreocupado pensando no que ia falar do que a enfermeira estava falando. No começo de outra aula o sargento Greg e o pregador Lee discutem sobre o que é paradigma, quando Simeão assume a direção e explica que paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida, estes podem ser valiosos e até salvar vidas quando bem utilizados, mas o necessário é superá-los, quando setornam ultrapassados, pode deixar-nos paralisados enquanto o mundo passa por nós. Simeão falou sobre a importância de mudança, pois o progresso na vida é fundamental. Quais seriam os paradigmas predominantes na administração de uma organização hoje? Perguntou Simeão. O Sargento Greg respondeu que é a Administração no Estilo Piramidal. Este estilo é do vértice para baixo, onde no topo da pirâmide...
tracking img