O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Monge e o Executivo
Questões para estudo dirigido:
1- Comente a afirmativa: ``A chave para a liderança é executar tarefas enquanto se constroem relacionamentos´´ abordando as finalidades do papel da liderança.

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo e visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Em outras palavras,liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo – a tarefa e o relacionamento. É comum o líder perder o equilíbrio se concentrando apenas em uma das dinâmicas em detrimento da outra. Se nos concentrarmos somente em ter a tarefa realizada e não no relacionamento, podem surgir alguns sintomas:Podemos ter transferências, má qualidade de trabalho, baixo compromisso, baixa confiança e outros sintomas indesejáveis. Desta forma podemos dizer que a chave para liderança é realizar tarefas à medida que se constrói relacionamentos.
Tudo na vida gira em torno de relacionamentos, com Deus, conosco, com as outras pessoas. Isso é verdadeiro nos negócios, porque sem pessoas não há negócios. Os grandeslíderes têm essa capacidade de construir relacionamentos saudáveis, e atender as necessidades específicas dos empregados.

2- O que é um líder servidor? De que modo as ideias de maslow sobre motivação se relacionam com a liderança servidora?
O líder servidor é aquele que se preocupa em atender as verdadeiras necessidades dos seus empregados, ele vê seus empregados como clientes internos e porisso se preocupa em atender tais necessidades.
As ideias de maslow são uma das mais importantes teorias de motivação. Entende-se que motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. No momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la.
A relação das ideias demaslow com a liderança servidora é que ambas tem o objetivo de satisfazer as necessidades básicas e psicológicas do ser humano. Satisfazendo essas necessidades o ser humano se sente valorizado, respeitado, apreciado e assim por diante.
3- Faça uma auto avaliação em relação a cada um dos 9 itens de liderança comentando sobre o que precisa ser fortalecido em seu perfil e suas forças deliderança.
Paciência – paciência é uma grande virtude de um líder, pois através da paciência um líder pode fazer um erro se transformar em acerto, essa é uma habilidade que preciso desenvolver melhor no meu dia a dia.

Bondade – que devemos nos policiar em relação à humildade, pois o poder nos induz a perder um pouco da humildade.

Respeito – é uma qualidade importante dentro das forças de liderança,pois respeito é essencial para se relacionar com as pessoas. Respeito e sei dar espaço para outros companheiros darem sua opinião, sem discriminar qualquer uma, pois sei reconhecer que meus companheiros possam ter ideias melhores que as minha.
Essa é uma qualidade que tenho como força de liderança, pois estou sempre à disposição para ajudar com imenso prazer, sei reconhecer as qualidades daspessoas com quem trabalho no dia a dia, incentivar e dar atenção para seus problemas.

Humildade – ser humilde é respeitar as pessoas e suas diferenças e agir com naturalidade, sem pensar somente de forma individual. Vejo essa característica em minhas forças de liderança, mas tenho a opinião de

Abnegação – saber ser generoso com as necessidades dos outros e saber renunciar sua própria vontade éuma qualidade que preciso melhorar em meu perfil, pois as vezes não sei renunciar as minhas vontades.

Perdão – é um processo mental de acabar com o sentimento de mágoa contra alguma pessoa, criado por uma ofensa ou desentendimento. Vejo isso como uma força de liderança em meu perfil, mas devemos tomar cuidado, pois perdoar não significa esquecer, principalmente quando se trata de assuntos...
tracking img