O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Recife, 03 de dezembro de 2011
Caderno Capa Dois

Pirapama inaugura 3ª etapa
O governo inaugura segunda-feira a terceira e última etapa do Sistema Pirapama. O evento será às 11h, na Estação de Tratamento de Água (ETA), no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife, e terá a participação do governador Eduardo Campos.
Com a entrada em operação dessa etapa, a Região Metropolitana receberá5.000 litros de água por segundo, o que representa a capacidade plena. Essa vazão representa 50% da água produzida na RMR.

Pirapama custou cerca de R$ 600 milhões. O empreendimento foi executado em três etapas. A primeira dela foi concluída em julho de 2010, quando o sistema reforçou em 1.000 litros de água por segundo o abastecimento da Região Metropolitana do Recife. A segunda etapa, concluídaem outubro de 2010, aumentou a produção para 2.500 litros por segundo.

“O Recife ostentava o título de única cidade metropolitana com racionamento de água. Agora, a área plana da capital não tem mais rodízio”, afirmou o presidente da Companhia de Abastecimento de Pernambuco (Compesa), Roberto Tavares. Segundo ele, o desafio agora é regularizar o abastecimento nas áreas dos morros da Zona Nortee Sul, que terão obras complementares.

O Sistema Pirapama é composto por uma barragem com capacidade de acumular 61 milhões de metros cúbicos de água e uma Estação de Tratamento de Água, com capacidade para tratar 5.130 litros de água por segundo. Três novos reservatórios foram construídos: Jordão, Cabo de Santo Agostinho e Ponte dos Carvalhos.

O maior deles é o do Jordão, que tem acapacidade para armazenar 90 milhões de litros. Para transportar água de Pirapama, um complexo sistema adutor foi projetado. São duas adutoras de água bruta: uma com 3.500 metros de extensão e 1.700 milímetros de diâmetro e outra, de água tratada, com 20.000 metros de extensão e 1.880 mm de diâmetro.

Subadutoras também foram assentadas. Três delas estão interligadas aos grandes anéis de distribuição doRecife. São mais de 70 quilômetros de tubulações, inclusive, com tubos de aço de até dois metros de diâmetro.

[pic]
Recife, 03 de dezembro de 2011
[pic]

Mais 2 funcionários atropelados por trem
SÃO PAULO Os homens inspecionavam trilhos entre duas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos quando foram surpreendidos por trem que retornou sem avisar
SÃO PAULO – Doisfuncionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foram atropelados e mortos por um trem enquanto realizavam vistoria nos trilhos entre as Estações Antônio João e Barueri, na linha 8-Diamante, na Região Metropolitana de São Paulo. O acidente aconteceu às 10h30 e é o segundo em menos de uma semana. No domingo, três pessoas morreram na região do Belém, enquanto caminhavam pela linha férrea,próximo da Estação Tatuapé.
Antônio Camilo Severino, 63 anos, e Edgar Antônio Dalbo, 55, inspecionavam os trilhos de uma das vias, onde as composições circulam no sentido da Estação Barueri, quando foram surpreendidos por um trem que vinha na contramão.

A composição saiu da parada Antônio João com passageiros, no sentido Itapevi. Ao chegar na parada seguinte, o maquinista foi informado de que otrem seria recolhido e os passageiros desceram dos vagões. O trem voltou pela mesma via e depois de uma curva, na altura do km 26 da linha, atingiu os trabalhadores, que estavam de costas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, Éverson Craveiro, houve falha na comunicação dos trabalhadores sobre a chegada do trem e descumprimento dasnormas de segurança. “A primeira falha é que o trem não deveria voltar no sentido contrário da via, sabendo que havia funcionários trabalhando. Eles estavam de frente para o sentido em que as composições normalmente chegam. Também deveria ter outras duas pessoas no local para garantir a segurança. Uma do lado esquerdo e outra do lado direito, com apitos e bandeiras de sinalização para...
tracking img