O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA VITAL BRASIL

Trabalho

De

Ergonomia

Nome: Kézia Tavares Rabelo
Turma: 421
Prof.ª: Mirian

Belo Horizonte 19 de setembro de 2012
ESCOLA TÉCNICA VITAL BRASIL

TrabalhoDe
Ergonomia

Trabalho apresentado à disciplina
de ergonomia para obter novos
conhecimentos.

Belo Horizonte 19 de setembro de 2012

ÍNDICE

1Introdução................................................... 4

1.Introdução

A ergonomia trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana. É a aplicação de teorias,princípios, dados e métodos e projetos a fim de aperfeiçoar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Frequentemente os profissionais da área de ergonomia trabalham de maneira geral, os domínios deespecialização ergonômico que se consiste em ergonomia física, cognitiva e organizacional.


Desenvolvimento
- Ergonomia

A palavra ergonomia deriva do grego Ergo [Trabalho] e nomos[Normas, Regras, Leis]. Trata-se da adaptação do trabalho ao homem, relacionando o homem e a atividade produtiva. É o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente,objetivando intervenções e projetos que visem melhor, de forma integrada e não dissociada, a segurança, o conforto, o bem estar e a eficácia das atividades humanas. O trabalho tem uma acepção bastanteampla, abrangendo não apenas aqueles executados com maquinas e equipamentos, utilizados para transformar os materiais, mas também toda a situação em que ocorre o relacionamento entre homem e atividadeprodutiva, ou seja, a ergonomia está em quase todos os tipos de atividade humana.
A ergonomia visa em primeiro lugar, a saúde, segurança, e satisfação, pois a saúde do trabalhador devera ser mantidaquando as exigências do trabalho e do ambiente não ultrapassam as suas limitações energéticas e cognitivas, de modo a evitar as situações de estresse, risco de acidentes e doenças ocupacionais. Já...
tracking img