O monge e o executivo capitulo por capitulo

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Anderson Iwamizu
Resumo do Livro O Monge E O Executivo
O livro conta a história de Jonh Daily que é um executivo de sucesso que gerencia uma indústria devidro plano. Ele é casado com a psicóloga Rachel e tem um casal de filhos: John Junior e Sara. O livro conta a história que mostra a essência da liderança, mostrando uma visão humanista de comoverdadeiramente deve ser o relacionamento pessoal e coletivo nas organizações sejam elas familiares, empresariais ou governamentais.

As Definições
Neste capítulo o autor enfatiza o que muitos não sabem: oque realmente significa ser um líder. Ele deixa claro que liderança não pode ser confundida com poder, pois, liderar “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visandoatingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum” e poder “é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade por causa de sua posição ou força”.
Enfatiza também que, um líderfaz uso de autoridade para que as pessoas, estando-lhe subordinadas ou não, deem o melhor de si no que estão fazendo. Autoridade seria então a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade oque ele quer por causa de uma influencia pessoal. Já o poder quando utilizado pode até gerar resultados satisfatórios, porém com o passar do tempo esse resultado se desgasta. O uso inadequado do poderpode prejudicar o relacionamento e diante de tal conhecimento, um líder não deve preocupar-se apenas com a execução das tarefas, mas também com os relacionamentos.
“Executar tarefas enquanto seconstrói os relacionamentos” essa é a chave para a liderança.


O Velho Paradigma
O autor mostra neste capítulo que um líder dever saber ser flexível identificando os velhos paradigmas e seadaptando aos novos. Os paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que são usados para se direcionar na vida, eles podem ajudar ou dificultar a vida das pessoas.
Em tempos passados,...
tracking img