O Moderno Pr ncipe ANTONIO GRAMSCI RESENHA

562 palavras 3 páginas
O Moderno Príncipe (ANTONIO GRAMSCI) RESENHA
Karen Santos

Antônio Gramsci foi um importante teórico marxista e ativista político italiano, nasceu em 1891na cidade de Ales e morreu em Roma abril de 1937. Gramsci é famoso principalmente pela elaboração do conceito dehegemonia e bloco hegemónico, e também por focar o estudo dos aspectos culturais da sociedade (a chamada super-estrutura no marxismo clássico) como elemento a partir do qual se poderia realizar uma acção política e como uma das formas de criar e reproduzir a hegemonia.
Inicialmente Gramsci descreve algumas notas sobre a política de Maquiavel analisando o livro O príncipe. Para Gramsci o livro é mais que uma obra sistemática, mas um livro “vivo” onde se imiscui pela ideologia política e pela ciência política na forma dramatica do “mito”. A forma artistica no qual os elementos racionais – que são pacionais – incoporam-se no condottiero (condutor) que reprsenta simbolicamente a “vontade coletiva”. O processo de formação uma determinada vontade coletiva, para um determinado fim político. Gramsci categoriza a paixão politica como um método de ação, na medida que de forma fantasiosa cria-se uma pessoa concreta engenhosamente para se fazer convencer. O principe de Maquiavel poderia ser analisado como uma ideologia política que está para além de uma fria utopia e do raciocinio doutrinário, mas como a fantasia concreta, que atua sobre uma massa pulverizada para despertar e se organizar. O pricipe não existia, mas se apresentava como uma possibilidade ao povo italiano atraves ação dramatica de forma fantastica dada por Maquiavel.
Maquiavel como um funcionário administrativo que era se confude com o povo. Segundo Gramsci ele faz-se povo não no sentido genérico, mas no sentido oqual quer ser atingido, a consciência e expressão, no qual ele se sente identificado. Para Gramsci o “mito-principe” não pode ser uma pessoa real mais um organismo, um elemento complexo no qual já um reconhecimento da vonta coletiva. O

Relacionados