O modernismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTO
ROMANCE
MODERNISTA

3ºB

RAFAEL MORENO
DANILO
FRANCISCO
MACIEL

BIOGRAFIA

°CONTO
°O MODERNISMO NO BRASIL
°ESCRITORES EM DESTAQUE
°ALMAS OBRAS EM DESTAQUE
°VIDAS SECAS E CAPITÃES DA AREIA
°MACUNAIMA
°BIOGRAFIA DE MARIO DE ANDRADE
°BIBLIOGRAFIA

CONTO

CONTO É A FORMA NARRATIVA DE MENOR EXTENÇÃO. EM SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ESTÃO A CONSIÇÃO, A DENSIDADE, AUNIDADE DE EFEITO OU INSPREÇÃO TOTAL. O CONTO PRESISA CAUSAR UM EFEITO SINGULAR NO LEITOR, MUITA EXITAÇÃO E EMOTIVIDADE. O ESCRITOR DE CONTO É CHAMADO DE CONTISTA. OS CONTISTAS MAIS FAMOSOS DA LITERATURA BRASILEIRA SÃO: MACHADO DE ASSIS, ALOISIO DE AZEVEDO, ARTHUR DE AZEVEDO, MARIO DE ANDRADE E OUTROS.
A ORIGEM DO CONTO ESTA NA TRANSMISSA ORAL DOS FATOS NO ATO DE CONTAR HISTORIA NOS TEMPOS DE HOJE.TREZ LIVROS SÃO CONSIDERADOS PERCURSORES DO GÊNERO, SÃO ELES: MIL E UMA NOITES, CANTERBURY TELES E DACAMERÃO. NO CONTO BREVE O ALTOR É CAPAZ DE REALIZAR A PLENITUDE DA SUA INTENÇÃO, SEJA ELA QUAL FOR. DURANTE A LEITURA, ATENTA A ALMA DO LEITOR, FICA NAS MÃOS DO ESCRITOR COM TANTO FACÍNIO, QUE TEM A OBRA MARAVILHOSA, CHAMADO CONTO, MUITO UTILIZADO NO ROMANCE MODERNISTA. Por francisco

OModernismo no Brasil

O MODERNISMO BRASILEIRO RETRATA A REALIDADE, ANALISANDO OU DENUNCIANDO E COLOCA A SERVIÇO DA ANALISE CRITICA DA REALIDADE. COM UM ENTOQUE MAIS DIRETO DOS FATOS MARCADOS PELO REALISMO NO NORDESTE ONDE TEM PROBLEMAS COMO A SECA, MIGRAÇÃO PARA AS GRANDES METRÓPOLES, MIZÉRIA E IGNORÂNCIA. FORMARAM RESALTADOS E SE DESTACOU A TEMÁTICA: ROMANCE URBANO E PSICOLÓGICO, A POÉTICA-METAFISICAE A NARRATIVA SURREALISTA, ECARACTERIZA-SE PELO SEU CARATER REVOLUCIONÁRIO E PELO PROTESTO DE CONVECÇÃO SOCIAL. O MODERNISMO TEVE VARIAS TENDÊNCIAS E TRAZ EM SUAS OBRAS FORTE CRITÍCA SOCIAL E VISÕES DO MUNDO. Por Danilo.
A LITERATURA BRASILEIRA PRIVILEGIA O ROMANCE QUANDO QUER RETRATAR UMA REALIDADE.
O MOVIMENTO MODERNISTA COMEÇOU NO FINAL DO SÉCULO XIX, RETRATANDO A REALIDADE DO SERTÃO,MIGRAÇÕES, MORADORES DE RUA E ETC.
O ROMANCE MODERNISTA MOSTRA A REALIDADE DE FORMA QUE POSSAMOS ANALISAR, DENUNCIANDO OS PROBLEMAS VIVIDOS NO BRASIL.
O ROMANCE MODERNISTA SE MANTÉM VIVO ATÉ HOJE, SENDO TÃO IMPORTANTE QUE É ASSUNTO EM VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS.
O ROMANCE MODERNISTA GERALMENTE UTILIZA-SE DE LINGUAGENS DE ÉPOCA, MOSTRANDO PALAVRAS E SOTAQUES REGIONAIS por Rafael moreno.ROMANCISTAS EM DESTAQUE

Graciliano Ramos
Rachel de Queiros
Jorge Amado
José Lins do Rego
Érico Veríssimo
Dionélio Machado

* ALMAS OBRAS EM DESTAQUE
1928: A Bagaceira, de José Américo de Almeida, (PB)
A Bagaceira
A Bagaceira é um romance do escritor José Américo de Almeida publicado em 1928. É considerado o marco inicial do romance regionalista do Modernismo brasileiro.
Enredo
Oenredo baseia-se no êxodo da seca de 1898.
O enredo central gira em torno de um triângulo amoroso entre Soledade, Lúcio e Dagoberto. Soledade, menina sertaneja, uma retirante da seca, chega ao engenho de Dagoberto, pai de Lúcio, acompanhada de vários retirantes: Valentim, seu pai, Pirunga, seu irmão de criação e outros que fugiam da seca. Lúcio e Soledade acabam se apaixonando. A relação entreambos ganha ares dramáticos no momento em que Dagoberto, o dono da fazenda, violenta Soledade e faz dela sua amante.
Essa história trágica de amor serve ao autor, político paraibano, puramente como pretexto para que denuncie a questão social no seu estado e no Nordeste, em especial, o aspecto da seca e da necessidade da população. É feita também uma análise da vida dos retirantes que surgem nasbagaceiras dos engenhos, quando ocorrem as estiagens, não sendo bem vistos pelos brejeiros (trabalhadores permanentes dos engenhos).
1930: O Quinze, de Rachel de Queiroz, (CE)
O Quinze
O Quinze é o primeiro e mais popular romance de Rachel de Queiroz, publicado em 1930. O título se refere a grande seca de 1915, vivida pela escritora em sua infância.
A trama se dá em dois planos, um...
tracking img