O mito sempre busca responder a uma questão sobre a origem, sanar perguntas que buscam por uma explicação sobre a criação das coisas, aliviar uma angústia sobre o desconhecido e ocupar um espaçoentre o nada e o que existe. O mito é criado para responder, ainda que responda de forma não lógica. Ele pode ser uma resposta simples, mas é a melhor resposta para aquele momento, é a respostasobrenatural que explica o surgimento de determinada coisa. Quando o mito é recontado, ele não é simplesmente uma história longínqua sendo repetida. Ele é como se a criação acontecesse de novo, ele revive omomento da origem. O mito não é uma história falsa, ele é verdadeiro, é uma verdade inquestionável sobre a criação. O momento em que o mito é revivido é um momento sagrado.
No seu texto “Mito eRealidade”, Mircea Eliade, confirma isso quando diz:
“O mito conta uma história sagrada, ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial. Em outros termos, o mito narra como, graças às façanhasdos Entes Sobrenaturais, uma realidade passou a existir, seja uma realidade total, o Cosmo, ou apenas um fragmento: uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano, uma instituição. É sempreportanto, a narrativa de uma criação." (ELIADE, Mircea, p.11).
Além de falar sobre como o mito conta uma história sagrada e relata a origem das coisas, o trecho ressalta como o mito é a narrativa deuma criação. O fato de ser uma narrativa faz do mito algo que hoje só pode ser compreendido sob o olhar da literatura. A literatura é o lugar do mito no mundo contemporâneo. E nesse lugar ele permanecee se transforma. Os contos de fadas já são uma forma de conservação e superação do mito, ou seja, de permanência e ao mesmo tempo transformação. O mito sempre foi uma narrativa oral. Uma narrativaonde se busca o sentido das coisas.
Como as narrativas, o mito traz na sua essência o caráter exemplar, um modelo para as atividades humanas. Um modelo que pelo seu próprio caráter construtor de...
...Filosofia
Filosofia
TEMA: mito
COLEGIO:Estadual Prof. Quintiliano Leão Neto
PROFESSOR: João Batista
ALUNAS: Kaylla, Caroline, Larissa e Kárita.
DISCIPLINA: Ensino Religioso SÉRIE: 2 ano B
ÍNDICE:
1: INTRODUÇÃO...............................4
2:DESENVOLVIMENTO....................5
3:CONCLUSÃO.................................10
4:Bibliografia............................11
INTRODUÇÃO:
O mito apesar de ser um conceito não definido de modo...
...Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo
Revolução Francesa
Nomes:Grasiele C. Castilhos ; Letícia Boeira
Turma: 82
Série: 8°
Data: 17/06/2010
[pic]
Introdução
Como a Revolução Francesa não teve apenas por objetivo mudar um governo antigo, mas abolir a forma antiga da sociedade, ela teve de ver-se a braços a um só tempo com todos os poderes estabelecidos, arruinar todas as influências reconhecidas, apagar as tradições, renovar costumes e os usos e, de alguma maneira,...
...trazer o fogo à humanidade, Prometeu, portanto, habilitou os seres humanos a participar em "todas as coisas divinas" e até lhes permitiu aspirar a tornar-se deuses. Por esta razão, Prometheus é particularmente venerado em sociedades secretas, como seu mito é a representação máxima da filosofia e os objetivos das escolas de mistério: a ascensão para a divindade e a imortalidade por meio do próprio homem.
Prometeu carregando a tocha
Nos ensinamentos esotéricos, o ato de...
...Há muitos e muitos anos, Hades,o Deus do fogo estava vagando pelo sub-mundo, á procura de uma deusa. Sentiu-se cansado e resolveu sentar-se á beira de um lago. Estava tão absorto em seus pensamentos que mal percebeu uma bela moça aproximar-se dele e tocar-lhe o ombro. Ele se levantou nervoso, temendo que fosse seu inimigo, mas se acalmou logo em seguida e se comoveu com a face assustada da bela.
(Hades) - Oh, perdoe-me! Eu não queria assusta-la..
(Agnes) Que isso - (Ela coloca o cabelo...
...Bem, o filme "Quem somos nós" se propõe a desvendar os mistérios da Física Quântica, com um quê de Misticismo.
O que muitos não sabem, é que o filme deturpa os pressupostos da Física Quântica, de forma a usá-la para seus próprios objetivos.
O filme é, acima de tudo, uma propagando religiosa de uma seita fundada por JZ Knight, uma auto-proclamada médium americana, que alega receber o espírito de Ramtha, um guerreiro Lemuriano (uma suposta civilização perdida).
Este guerreiro teria derrotado...
...para contar aos colegas o que viu. Muitos não acreditam e o desprezam, porém alguns o acompanham rumo à liberdade.* Conseguiu identificar a história? Sim, trata-se do Mito da Caverna, desenvolvido pelo filósofo da Antiguidade grega Platão. Ok, e o que isso tem a ver com literatura?
Pensemos primeiramente nas interpretações do mito. Se tomamos a caverna como uma metáfora para a ignorância, as sombras projetadas na parede são as ilusões ou visões superficiais que...
...
defeito [Incidente: 140831-005902]Ações motorola_global_eng@mailwc.custhelp.com (motorola_global_eng@mailwc.custhelp.com)
Adicionar aos contatos 17:02 Para: brendasilva20@outlook.com
Recentemente, você solicitou assistência pessoal do nosso centro de atendimento on-line. Abaixo, segue um resumo de sua solicitação e nossa resposta.
Se essa questão não for resolvida de modo satisfatório, você poderá reabri-la nos próximos 7 dias.Agradecemos por nos permitir que lhe sejamos úteis....
...pela tradição oral através dos tempos.
Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
O...
{"essaysImgCdnUrl":"\/\/images-study.netdna-ssl.com\/pi\/","useDefaultThumbs":true,"defaultThumbImgs":["\/\/assets.trabalhosfeitos.com\/stm\/images\/placeholders\/default_paper_2.png","\/\/assets.trabalhosfeitos.com\/stm\/images\/placeholders\/default_paper_3.png","\/\/assets.trabalhosfeitos.com\/stm\/images\/placeholders\/default_paper_4.png","\/\/assets.trabalhosfeitos.com\/stm\/images\/placeholders\/default_paper_5.png"],"thumb_default_size":"160x220","thumb_ac_size":"80x110","isPayOrJoin":false,"essayUpload":false,"site_id":3,"autoComplete":false,"isPremiumCountry":false,"userCountryCode":"US","logPixelPath":"\/\/www.smhpix.com\/pixel.gif","tracking_url":"\/\/www.smhpix.com\/pixel.gif","cookies":{"unlimitedBanner":"off"},"essay":{"essayId":28066946,"categoryName":"Português e Linguagem","categoryParentId":null,"currentPage":1,"format":"text","pageMeta":{"text":{"startPage":1,"endPage":3,"pageRange":"1-3","totalPages":3}},"access":"premium","title":"O mito","additionalIds":[],"additional":[],"loadedPages":{"html":[],"text":[1,2,3]}},"user":null,"canonicalUrl":"http:\/\/www.trabalhosfeitos.com\/ensaios\/o-Mito\/245735.html","pagesPerLoad":50,"userType":"member_guest","ct":null,"ndocs":"2.400.000","pdocs":"","cc":"10_PERCENT_1MO_AND_6MO","signUpUrl":"https:\/\/www.trabalhosfeitos.com\/assine\/","joinUrl":"https:\/\/www.trabalhosfeitos.com\/join.php","payPlanUrl":"\/join.php?join_type=pay\u0026amp;plan=3402","upgradeUrl":"\/join.php?join_type=upgrade","freeTrialUrl":null,"showModal":"get-access","showModalUrl":"https:\/\/www.trabalhosfeitos.com\/assine\/?redirectUrl=https%3A%2F%2Fwww.trabalhosfeitos.com%2Fjoin.php","joinFreeUrl":"\/dashboard\/contribute?newuser=1","siteId":3}