O mito e sua origem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O mito começou na Grécia Antiga, com a vontade do ser humano compreender o mundo. O mito seria um modo fantasioso de mostrar a realidade do mundo, de modo que o ser humano se sinta acomodado com oque é proposto a ele. Não é algo teórico, sim prático, pois é passado de pessoa a pessoa, e cada uma delas interpreta da forma que lhe convém. O pensamento mítico veio da vontade do ser de querer que ascoisas aconteçam de uma maneira singular. A partir do pensamento mítico se desenvolvem os rituais – o mito tornado ação-, na sociedade acontece diversos rituais, como: casamento e morte (velório).
Omito tem como funções tranquilizar o ser diante do mundo em que vive, ou seja, acomodá-lo ao que é ditado no meio em que ele vive. Dar confiança, fazendo com que ele pense que diversas ações dependemdos atos dele. O mito depende muito da imaginação, de onde surgi o mito.
O mito já existe no meio em que vive, e a partir dos outros seres que ele reconhece-se, isso chamamos de coletividade.Dogmatismo significa dizer que o mito não precisa ser comprovado, é uma verdade empírica depende muito da crença de cada um.
Atualmente, o mito não é mais algo totalmente fantasioso, ingênuo. Com asdescoberta do positivismo - por Augusto Comte-, sabemos que o mito está mais para o lado científico. Hoje, os mitos podem ser autênticos, como podem ser fabricados. Exemplos dos mitos autênticos são asfestas de formaturas, Ano-novo, casamentos, cada um tem especificações, como: cor da roupa, alianças e festa. Dizem-se autênticos porque fazem parte da vida de todos os seres, ou seja, são vividos portodos. Nos mitos fabricados temos os heróis de quadrinhos, personagens de filmes e seres, artistas etc. A fabricação destes se dá pela publicidade e outros meios de comunicação.
O mito teve um papelimportante nas sociedades antigas, mas ainda hoje faz parte da nossa sociedade. Nós, membros da sociedade, podemos aceitar ou rejeitar os mitos através do pensamento científico. Mas isto dependerá...
tracking img