O mito do rei midas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO DE DIREITO

NOME DOS COMPONENTES

EDSON DIAS PEREIRA RGM: 21538-4
WILIAM ALMEIDA ARAUJO RGM: 22390-5
ALESSANDRO SOUZA DE ALENCAR RGM: 21799-9
MARCOS PAULO DE QUEIROZ GALEANO RGM: 21451-5
MIRIAM FERNANDA RGM: 23017-1

TÍTULO DO TRABALHO

MITOS

SÃO PAULO
2011

NOME DOS COMPONENTES
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO DE DIREITOTÍTULO DO TRABALHO

O mito do REI MIDAS

Trabalho apresentado com requisito parcial para a Composição da nota da Disciplina FILOSOFIA GERAL,ministrada pela(o) professor SELMA AP.CESARIN, no Curso de Direito, 1º semestre, da Universidade Cruzeiro do Sul.

SÃO PAULO
2011
MODELO DE REFERÊNCIAS

REFERÊNCIA

Pesquisas nos sites :

1º )http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega#Mito_e_sociedade
2º ) http://www.velhosamigos.com.br/Autores/Roberto/roberto12.html

RESENHA

A mitologia grega tem sua origem na própria cultura da Grécia antiga e como os gregos interpretavam os mais diversos fenômenos, alguns de origem natural e sem a intervenção humana, citando como exemplo a criação do universo, e outros decaráter político, econômico e social.
Portanto, para buscar um significado para tais fenômenos, os gregos criaram uma série de histórias, de origem criativa, que eram transmitidas principalmente através da literatura oral. Grande parte dessas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Gréciaantiga. São histórias muito interessantes e trazem importantes dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos,   políticos e culturais.

Os gregos atribuíam cada fenômeno a uma criatura ou deus diferente, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauroshabitavam o mundo material influenciando suas vidas. Era comum a realização de festividades e comemorações para cada acontecimento específico e sua respectiva “divindade”.

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram:

Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.
Ninfas: seres femininos que habitavam oscampos e bosques, levando alegria e felicidade.
Sátiros: figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
Centauros: corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
Sereias: mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
Górgonas: mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa.
Quimeras: mistura de leão e cabra,soltavam fogo pelas ventas.

Através dos mitos é possível entender certos comportamentos do homem moderno, e ao analisarmos alguns mitos podemos tirar lições de coragem, amor, e de como devemos agir em nossas vidas.

O mito do REI MIDAS
O Rei Midas era uma pessoa que tinha verdadeira obsessão por dinheiro e, apesar de sermilionário, queria ter sempre mais para ser a pessoa mais rica do planeta.
Baco deus do vinho teve um mestre e pai de criação, Sileno, que já velho andara bebendo e errou o caminho. Foi encontrado por camponeses e levado ao rei Midas que o reconheceu, conservando-o em sua companhia durante dez dias. Então o Rei Midas levou Sileno ao encontro do deus Baco. Este em um gesto deagradecimento ofereceu a Midas como recompensa qualquer coisa que este desejasse.

Midas como só pensava em dinheiro pediu o poder de transformar em ouro tudo o que tocasse. Baco percebeu que esse desejo significava a destruição de Midas, mas, como havia prometido realizar qualquer desejo, cumpriu a palavra.
Midas voltou a seu reino e resolveu...
tracking img