O mito de prometeu e pandora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MITO DE PROMETEU E PANDORA (MITOLOGIA GREGA, A origem do fogo, do homem, do dilúvio)
ANTES que a terra e o mar fossem criados, todas as coisas tinham um só aspecto, ao qual damos o nome de Caos — massa confusa e informe, apenas peso morto, na qual dormitavam, entretanto, as sementes das coisas. Terra, mar e ar estavam todos juntos, misturados, de forma que a terra não era sólida, o mar não eralíquido, e o ar não era transparente. Deus e a Natureza, por fim, interferiram, e puseram fim àquele desacordo, separando a terra do mar e o céu de ambos. A parte mais aquecida, sendo a mais leve, levantou-se, e formou o céu, sendo o ar o segundo em peso e colocação. A terra, pesada, desceu, e a água tomou o ponto mais baixo, fazendo flutuar a terra.
Nessa altura, certo deus — não se sabe qual —ofereceu seus bons ofícios para fazer arranjos e disposições na terra. Colocou em seus lugares rios e baías; ergueu montanhas, cavou os vales, distribuiu bosques, fontes, campos férteis e planícies pedregosas. O ar tendo ficado claro, as estrelas começaram a aparecer, peixes tomaram posse do mar, pássaros fizeram o mesmo com o ar, e os animais quadrúpedes com a terra.
Mas era necessário quesurgisse um animal mais nobre, e o Homem foi feito. Não se sabe se o criador o fêz com material divino, ou se na terra, tão recentemente separada do céu, havia ainda algumas sementes celestiais. Prometeu tomou um pouco daquela terra, amassou-a com água, e fèz o homem à imagem dos deuses. Deu-lhe postura direita, sobre dois pés, de forma que enquanto todos os demais animais olham para baixo, para aterra, êle levanta a sua cabeça para o céu, e contempla as estrelas.
Prometeu» era um dos Titãs, raça de gigantes, que habitava a terra antes da criação do homem. A êle e ao seu irmão Epimeteu foi dada a incumbência de fazer o homem, e provê-lo, bem como a todos os outros animais, com as faculdades necessárias para a sua preservação. Epimeteu tomou essa parte a seu cargo, e começou a espalhar entreos animais os vários dons de coragem, força, rapidez, sagacidade. Deu asas a uns, garras a outros, casca resistente a alguns. Mas quando o homem veio para receber sua parte, que devia ser superior a de todos os outros animais, Epimeteu fora tão pródigo de seus recursos que nada tinha para oferecer-lhe. Naquela perplexidade recorreu a seu irmão, Prometeu, que, com o auxílio de Minerva, subiu ao céue acendeu sua tocha no carro do sol, trazendo o fogo para o homem. Com aquele dom o homem passava a ser superior aos outros animais. Aquilo dava-lhe possibilidade de fazer armas, com as quais vencê-los-ia, ferramentas, com que cultivaria a terra, bem como o poder de aquecer sua casa, de forma a ser mais ou menos independente do clima, e, finalmente, dava-lhe a forma de iniciar as artes e cunhardinheiro, meios de tráfico e comércio.
A mulher ainda não fora feita. Diz a história que Júpiter fèz a mulher, e mandou-a a Prometeu e seu irmão, para castigá-los por terem, com tamanha presunção, roubado o fogo do céu. E ao homem, por ter aceitado aquele dom. A primeira mulher chamou-se Pandora. Foi feita no céu, cada deus contribuindo com alguma coisa para aperfeiçoá-la. Vénus deu-lhe beleza,Mercúrio persuasão, Apolo música, e assim por diante. Equipada dessa maneira, ela foi enviada para a terra, e apresentada a Epimeteu, que a aceitou alegremente, embora aconselhado por seu irmão a ter cuidado com Júpiter e seus presentes.
Epimeteu tinha um jarro em sua casa, no qual mantinha vários artigos que não tivera ocasião de usar, enquanto pre-
parava o homem para sua nova moradia. Pandorafoi tomada de curiosidade aguda para saber o que havia naquele jarro. Um dia, tirou-lhe a tampa e olhou para dentro. Imediatamente, dali escapou uma multidão de pragas para o infeliz homem — tais como gota, reumatismo, cólicas, para seu corpo, e inveja, despeito, vingança, para sua mente. E essas pragas espalharam-se amplamente, em largo círculo.
Pandora apressou-se a recolocar a tampa, mas, ai...
tracking img