O mito da democrácia racial brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MITO DA DEMOCRÁCIA RACIAL BRASILEIRA



O “Mito da Democracia racial" é considerado um marco na história do racismo brasileiro, porém alguns autores afirmam que a tese do “branqueamento”também faz parte de nossa história política e social. Essa tese se constitui como pensamento dominante da elite que comandava o Brasil.

A tese do branqueamento se constituía da ideia de que apartir da mistura entre brancos e negros, a raça branca (considerada uma raça superior), predominaria sobre a raça negra (considerada inferior), assim haveria um aperfeiçoamento genético.

Parasolucionar o problema referente ao preconceito racial, no segundo Império e início da República, o Brasil voltou-se para o branqueamento da população por meio da miscigenação seletiva e política depovoamento e migração europeia. Sendo assim, quanto mais clara fosse à cor da pele da pessoa, mais privilégios, poder e ascensão ela teria. Por outro lado, qualquer outra cor de pele era desconsidero, eos que as possuíam eram tratados como os outros.

Outro fator que também contribuiu para a ideia de democracia racial fosse difundido, era a concepção desenvolvida pela elite política e intelectual,caracterizado pela harmonia racial e a ausência de preconceitos e discriminação racial.

A expressão “Democracia Racial” começou a ser utilizada por intelectuais a partir da década de 1940, mas acrença de democracia racial tornou-se consenso de ideal de igualdade e de respeito nos anos 50, atingindo seu auge na década seguinte.

Os acontecimentos políticos e a vitória das forçasconservadora em 1964 contribuíram para a disseminação da fábula de que a população brasileira é constituída de três raças: europeus, índios e negros, reforçando assim, a ideia de que o Brasil é resultante deuma mistura racial e que as relações se dão de por meio de uma convivência harmônica e pacífica, sendo assim o paraíso racial.



Desse modo, podemos afirmar que a fábula da “Democracia Racial”,...
tracking img